Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Gestão Pública video VII

Gestão Pública video VI

Gestão Pública video V

Gestão Pública video IV

Gestão Pública video III

Gestão Pública video II

Gestão Pública video I

Rildo Feitosa é o novo coordenador do curso de Ciências Contábeis da FADIRE



Coordenação FADIRE

O Professor Rildo Feitosa fala sobre sua gestão no Curso de Ciências Contábeis e sobre a relação ensino/aprendisagem

"O professor dá a plavra ao aluno para que este pronucie o essencial, resulta daí que o principal não é o ensino, mas a aprendisagem"


Graduado em Ciências Contábeis pela FAFICA, especialista em Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública, ambos pela UFPE, o professor Rildo Feitosa é o mais novo coordenador do curso de Ciências Contábeis da FADIRE. Além de larga formação, Feitosa é consultor governamental e diretor presidente da Assessoria Contábil em Gestão Pública Municipal – ACGP. Já atuou como técnico de auditoria do Tribunal de Contas do Estado – TCE, coordenador de cursos na Escola Pública Professor Barreto Guimarães – EPPBG/TCE.

Em entrevista, o professor Rildo diz que pretende reavaliar a disposição das disciplinas do curso de Contábeis da FADIRE, dentre outras propostas. Ele fala também sobre sua atuação como coordenador e como docente da Instituição.

Professor, quais são suas propostas para o curso de Contábeis da FADIRE?

  Entre outras, a proposta principal é dar cumprimento ao que determina a Resolução CNE/CES nº 10/04, posto que estamos reestruturando uma Instituição de Ensino Superior que vinha sendo administrada por pessoas não vinculadas totalmente ao mundo acadêmico, posto que dividiam o seu tempo com outras atividades econômicas não menos importante para o contexto social da região. Vejamos, em breves tópicos, o que se faz necessário no presente momento: a) reavaliar o fluxo do curso, isto é, a disposição das disciplinas e a forma como está sendo oferecidas aos alunos; b) ativar o Estágio Curricular Supervisionado, que é de grande valia para os futuros egressos; c) redefinir as Atividades Complementares; d) fazer parcerias; c) avaliar a qualificação acadêmica do corpo docente e seu comprometimento para com o curso.  Por fim, rever conceitos e relação sócio-econômica do curso.


Qual seu diferencial na coordenação?

Coordenar um curso no Ensino Superior requer responsabilidades cada vez mais abrangentes dentro do processo de transformação pelas quais as instituições passam atualmente. Considerando os recentes requisitos apregoados pela era da informação e do conhecimento é necessária a introdução de novas técnicas e métodos de gestão que resultam em novos procedimentos acadêmicos e que demandam por uma reavaliação da figura do coordenador.

Atuar como coordenador de curso é ser mais que um simples mediador entre alunos e professores, é reconhecer as necessidades da área em que atua e tomar decisões que possam beneficiar toda a comunidade escolar, é atender as exigências legais do Ministério da Educação, gerir e executar o projeto político-pedagógico do curso, operar novas tecnologias, avaliar o trabalho dos docentes, estar comprometido com a missão, crença e valores da instituição, estar atento às mudanças impostas pelo mercado de trabalho a fim de adequar e modernizar o curso com foco na garantia de qualidade, é gerir equipes e processos, pensando e agindo estrategicamente, colaborando com o desenvolvimento dos alunos e com o crescimento da instituição em que trabalha.

Assim, ser coordenador de curso pressupõe possuir competências nos aspectos legal, mercadológico, científico, organizacional e de liderança.

Desse modo, o meu diferencial é dar cumprimento a estas tarefas, aparentemente complexas, mas é dessa forma que pretendo ultrapassar o conhecimento específico do curso.

O que o senhor espera dos alunos que estudam na FADIRE?

Para um instituição que está inserida numa região que possui o segundo maior centro de confecção do país, que 86% das empresas atuam na informalidade, que 80% dos empresários não sabem o que é um fluxo de caixa, entre outros indicadores, espero que os alunos egressos da FADIRE introduza neste cenário sócio-econômico propostas de técnicas inovadoras centrada no saber fazer, que estejam aptos à iniciativas, que tenham motivação para o trabalho, que cultivem uma boa relação interpessoal, que sejam capazes de aliar saberes sócio-afetivos e cognitivos.

O senhor também atua como docente da Instituição? Quais disciplinas leciona?

Na FADIRE leciono as disciplinas de Tópicos Contemporâneos, Contabilidade Tributária e Administração Pública, no próximo semestre estarei com as disciplinas de Orçamento Publica e Contabilidade Pública.

O que o senhor entende sobre a relação ensino/aprendizagem?

Quanto à relação ensino/aprendizagem, enfatizo que alunos e professores deparam-se frente a frente e ambos participam da mesma aventura que fará daqueles homens espiritualmente adultos. O professor dá a palavra ao aluno para que este pronuncie o essencial, resulta daí que o principal não é o ensino, mas a aprendizagem. Assim sendo, entendo que é uma relação de ordem pessoal e humana, cujo sentido varia de acordo com a idade e a personalidade dos que nela estão envolvidos.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas