Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Instrução Normativa Nº 1, de 22 de julho de 2010

                                                        (Publicada no D.O.U. de 27/07/2010)
Estabelece instruções para o reconhecimento do tempo de serviço público exercido sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física pelos regimes próprios de previdência social para fins de concessão de aposentadoria especial aos servidores públicos amparados por Mandado de Injunção.

O SECRETÁRIO DE POLÍTICAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 7º, IV, X e XV do Anexo I do Decreto nº 7.078, de 26 de janeiro de 2010 e o art. 1º, IV, X e XVII do Anexo IV da Portaria MPS nº 173, de 02 de junho de 2008, resolve:

Art. 1º O tempo de serviço público exercido sob condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física será reconhecido pelos regimes próprios de previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos termos desta Instrução Normativa, nos casos em que o servidor público esteja amparado por ordem concedida, em Mandado de Injunção, pelo Supremo Tribunal Federal.

Art. 2º A caracterização e a comprovação do tempo de atividade sob condições especiais obedecerão ao disposto na legislação em vigor na época do exercício das atribuições do servidor público.

§ 1º O reconhecimento de tempo de serviço público exercido sob condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física pelos regimes próprios dependerá de comprovação do exercício de atribuições do cargo público de modo permanente, não ocasional nem intermitente, nessas condições.
§ 2º Não será admitida a comprovação de tempo de serviço público sob condições especiais por meio de prova exclusivamente testemunhal ou com base no mero recebimento de adicional de insalubridade ou equivalente.

Art. 3º Até 28 de abril de 1995, data anterior à vigência da Lei nº 9.032, o enquadramento de atividade especial admitirá os seguintes critérios:

I - por cargo público cujas atribuições sejam análogas às atividades profissionais das categorias presumidamente sujeitas a condições especiais, consoante as ocupações/grupos profissionais agrupados sob o código 2.0.0 do Quadro anexo ao Decreto nº 53.831, de 25 de março de 1964, e sob o código 2.0.0 do Anexo II do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 83.080, de 24 de janeiro de 1979; ou
II - por exposição a agentes nocivos no exercício de atribuições do cargo público, em condições análogas às que permitem enquadrar as atividades profissionais como perigosas, insalubres ou penosas, conforme a classificação em função da exposição aos referidos agentes, agrupados sob o código 1.0.0 do Quadro anexo ao Decreto nº 53.831, de 1964 e sob o código 1.0.0 do Anexo I do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 83.080, de 1979.

Art. 4º De 29 de abril de 1995 até 5 de março de 1997, o enquadramento de atividade especial somente admitirá o critério inscrito no inciso II do art. 3º desta Instrução Normativa.

Art. 5º De 6 de março de 1997 até 6 de maio de 1999, o enquadramento de atividade especial observará a relação dos agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física que consta do Anexo IV do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 2.172, de 5 de março de 1997.

Art. 6º A partir de 7 de maio de 1999, o enquadramento de atividade especial observará a relação dos agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física que consta do Anexo IV do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999.

Art. 7º O procedimento de reconhecimento de tempo de atividade especial pelo órgão competente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas as suas autarquias e fundações, deverá ser instruído com os seguintes documentos:

I - formulário de informações sobre atividades exercidas em condições especiais;
II - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT, observado o disposto no art. 9º, ou os documentos aceitos em substituição àquele, consoante o art.10;
III - parecer da perícia médica, em relação ao enquadramento por exposição a agentes nocivos, na forma do art.11.

Art. 8º O formulário de informações sobre atividades exercidas em condições especiais de que trata o inciso I do art. 7º é o modelo de documento instituído para o regime geral de previdência social, segundo seu período de vigência, sob as siglas SB-40, DISESBE 5235, DSS-8030 ou DIRBEN 8030, que serão aceitos, quando emitidos até 31 de dezembro de 2003, e o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, que é o formulário exigido a partir de 1º de janeiro de 2004.

Parágrafo único. O formulário será emitido pelo órgão ou entidade responsável pelos assentamentos funcionais do servidor público no correspondente período de exercício das atribuições do cargo.

Art. 9º O LTCAT será expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho que integre, de preferência, o quadro funcional da Administração Pública responsável pelo levantamento ambiental, podendo esse encargo ser atribuído a terceiro que comprove o mesmo requisito de habilitação técnica.

§ 1º O enquadramento de atividade especial por exposição ao agente físico ruído, em qualquer época da prestação do labor, exige laudo técnico pericial.
§ 2º Em relação aos demais agentes nocivos, o laudo técnico pericial será obrigatório para os períodos laborados a partir de 14 de outubro de 1996, data de publicação da Medida Provisória nº 1.523, posteriormente convertida na Lei nº 9.528, de 10 de dezembro de 1997.
§ 3º É admitido o laudo técnico emitido em data anterior ou posterior ao exercício da atividade do servidor, se não houve alteração no ambiente de trabalho ou em sua organização, desde que haja ratificação, nesse sentido, pelo responsável técnico a que se refere o caput.
§ 4º Não serão aceitos:

I - laudo relativo a atividade diversa, salvo quando efetuada no mesmo órgão público;
II - laudo relativo a órgão público ou equipamento diversos, ainda que as funções sejam similares;
III - laudo realizado em localidade diversa daquela em que houve o exercício da atividade;

Art. 10. Poderão ser aceitos em substituição ao LTCAT, ou ainda de forma complementar a este, os seguintes documentos:

I - laudos técnico-periciais emitidos por determinação da Justiça do Trabalho, em ações trabalhistas, acordos ou dissídios coletivos;
II - laudos emitidos pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro);
III - laudos emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, ou, ainda, pelas Delegacias Regionais do Trabalho - DRT;
IV - laudos individuais acompanhados de:
a) autorização escrita do órgão administrativo competente, se o levantamento ambiental ficar a cargo de responsável técnico não integrante do quadro funcional da respectiva Administração;
b) cópia do documento de habilitação profissional do engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, indicando sua especialidade;
c) nome e identificação do servidor da Administração responsável pelo acompanhamento do levantamento ambiental, quando a emissão do laudo ficar a cargo de profissional não pertencente ao quadro efetivo dos funcionários;
d) data e local da realização da perícia.

V - demonstrações ambientais constantes dos seguintes documentos:

a) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA;
b) Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR;
c) Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT;
d) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.

Art. 11. A análise para a caracterização e o enquadramento do exercício de atribuições com efetiva exposição a agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física será de responsabilidade de Perito Médico que integre, de preferência, o quadro funcional da Administração Pública do ente concessor, mediante a adoção dos seguintes procedimentos:

I - análise do formulário e laudo técnico ou demais demonstrações ambientais referidas no inciso V do art.10;
II - a seu critério, inspeção de ambientes de trabalho com vistas à rerratificação das informações contidas nas demonstrações ambientais;
III - emissão de parecer médico-pericial conclusivo, descrevendo o enquadramento por agente nocivo, indicando a codificação contida na legislação específica e o correspondente período de atividade.

Art. 12. Considera-se especial a atividade exercida com exposição a ruído quando a exposição ao ruído tiver sido superior a :

I - 80 decibéis (dB), até 5 de março de 1997;
II - 90 dB, a partir de 6 março de 1997 até 18 de novembro de 2003; e
III - 85 dB, a partir de 19 de novembro de 2003.

Parágrafo único. O enquadramento a que se refere o inciso III, será efetuado quando o Nível de Exposição Normalizado – NEN se situar acima de oitenta e cinco decibéis ou for ultrapassada a dose unitária, observados:

a) os limites de tolerância definidos no Quadro Anexo I da NR-15 do MTE;
b) as metodologias e os procedimentos definidos na Norma de Higiene Ocupacional - NHO-01 da Fundacentro.

Art. 13. Consideram-se tempo de serviço sob condições especiais, para os fins desta Instrução Normativa, desde que o servidor estivesse exercendo atividade considerada especial ao tempo das seguintes ocorrências:

I - períodos de descanso determinados pela legislação do regime estatutário respectivo, inclusive férias;
II - licença/afastamento por motivo de acidente, doença profissional ou doença do trabalho;
III - aposentadoria por invalidez acidentária;
IV - licença gestante, adotante e paternidade;
V - ausência por motivo de doação de sangue, alistamento como eleitor, participação em júri, casamento e falecimento de pessoa da família;

Art. 14. No cálculo e no reajustamento dos proventos de aposentadoria especial aplica-se o disposto nos §§ 2º, 3º, 8º e 17, do art. 40, da Constituição Federal.

Art. 15. O responsável por informações falsas, no todo ou em parte, inserida nos documentos a que se referem os arts. 7º e 8º, responderá pela prática dos crimes previstos nos artigos 297 e 299 do Código Penal.

Art. 16. Aplicam-se as disposições da Instrução Normativa INSS/PRES nº 20, de 11 de outubro de 2007, para o reconhecimento do tempo de serviço exercido sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e concessão da respectiva aposentadoria, nos casos omissos desta Instrução Normativa, no que couber, até que por outra forma se disciplinem as regras previstas no inciso III, do § 4º, do art. 40 da Constituição federal.

Art. 17. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.


FERNANDO RODRIGUES SILVA

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mais uma queda: FPM de 2010 deve fechar em R$ 52,1 bilhões, aponta CNM

O Ministério do Planejamento divulgou nesta sexta-feira, 19 de novembro, o Relatório de Avaliação Fiscal do 5.º bimestre de 2010. Atenta aos números, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca aos gestores municipais que, mais uma vez, a atualização da estimativa de arrecadação da União em 2010 implica numa expectativa de receita menor para os tributos que compõem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM): o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda (IR).
 
Pelos cálculos da CNM, que avalia os repasses já realizados em novembro e que indicam uma redução de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, o FPM deve fechar 2010 com um total de R$ 52,1 bilhões. Os dados do último relatório do governo federal apontavam uma estimativa total de FPM de R$ 53,2 bilhões para este ano.
 
“Esta é a quinta vez consecutiva em que a União diminui sua expectativa de arrecadação com o IR e o IPI neste ano. Essa também é a maior queda entre todos os bimestres, o equivalente a 1%’’, completa o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

  • Veja aqui o comparativo dos cinco relatórios divulgados ao longo do ano

Paulo Ziulkoski abre Congresso Catarinense de Municípios

Florianópolis (SC) será sede do VIII Congresso Catarinense de Municípios de 30 a 2 de dezembro. O presidente da Confederação de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski  participa da abertura. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), o evento terá diversas palestras. Entre os palestrantes está o Secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina, Roberto Eduardo Hess de Souza que vai debater sobre gestão de saúde e apresentar a proposta estadual para soluções de média e alta complexidade.

Estão confirmadas também as presenças do prefeito de Florianópolis, Dário Berger, o presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio, o presidente da FECAM, Saulo Sperotto, e o governador do Estado, Leonel Pavan.

O Congresso que pretende reunir mais de 1000 participantes. É direcionado para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, técnicos municipais, representantes governamentais do Estado e da União, servidores públicos e fornecedores de produtos e serviços.

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site http://www.egem.org.br/http://www.egem.org.br/home/index.php.

Dilma Rousseff tomará posse às 14h30 do dia 1º de janeiro

A posse de Dilma Rousseff como presidente da República no dia 1º de janeiro foi previamente agendada, a pedido dela, para às 14h30. A preferência pelo horário se deu pela disponibilidade na extensa agenda de Dilma prevista para o dia. A solenidade será no Congresso Nacional, em Brasília.
 
Entre parlamentares, membros do Judiciário, ministros de Estado, representantes estrangeiros e os familiares de Dilma e do vice, Michel Temer, serão convidados aproximadamente 1.700 autoridades para o evento.
 
Durante a cerimônia, presidente e vice farão, individualmente, o juramento perante a Nação. "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil", afirmarão.
 
Agenda do dia 1º
Após a solenidade no Congresso em que Dilma e Temer assumirão oficialmente os cargos, seguirão no Rolls Royce para o Palácio do Planalto, onde a presidente eleita e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva falarão ao público no parlatório do Palácio. À noite, presidente e vice receberão os cumprimentos no Palácio do Itamaraty.

Municípios catarinenses ainda têm desabrigados da enchente de 2008

Alguns Municípios catarinenses ainda têm desabrigados por causa das enchentes e deslizamentos que atingiram o Estado, principalmente a região do Morro do Baú, em 2008. A afirmação foi feita por um integrante da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região dos Baús (Adarb), durante depoimento prestado nesta quinta-feira, 18 de novembro, em um seminário da Comissão de Direitos Humanos e Minorias sobre desastres socioambientais da Câmara.

Esse também é um assunto que preocupa a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na última semana, a entidade divulgou um estudo para alertar o governo sobre a importância de auxiliar estes Municípios. De acordo com a CNM, Santa Catarina lidera o ranking de pedidos de ajuda emergencial. “Os recursos liberados sempre são reduzidos em relação aos altos valores gastos na resposta aos eventos ocorridos”, critica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

No Morro do Baú, mais um exemplo desse descaso. De acordo com Tatiana Reichert, a representante da Adarb no seminário, o governo local, ao ser questionado sobre o assunto, respondeu que o Ministério da Integração teria liberado dinheiro para a construção de novas habitações. “Mas os recursos nunca chegaram”, afirmou.

Na última década, as catástrofes naturais atingiram mais de 5,2 milhões de pessoas no Brasil. Em centenas de Municípios, quase 1.200 pessoas morreram, e tiveram um prejuízo superior a R$ 6 bilhões. De acordo com os levantamentos realizados pela CNM semanalmente, as inundações são os episódios com maior número de registros no País. Na sequência, aparecem deslizamentos, tempestades e secas.
 
 
Outros EstadosAlexsandra Bezerra da Silva, moradora da região da Mata Sul, em Pernambuco, também participou do seminário. Ela mora numa região onde ocorreu uma grande enchente há cinco meses. Ela questionou qual tem sido o destino das doações feitas por cidadãos à Defesa Civil. “Lemos nos jornais que os recursos estão sendo enviados, mas nunca vemos onde são aplicados”, disse.

São Paulo de Olivença (AM) é outro Município que sofreu com mais um desastre natural, os desmoronamentos, e precisa de ajuda. No mês passado, mais de cem famílias ficaram desabrigadas e, segundo o prefeito Raimundo Nonato, o Município está tentando auxiliá-las com os poucos recursos que possui. “Ainda têm muitas pessoas abrigadas em prédios públicos, mas o Município não pode fazer mais do que já tem feito”, desabafou.

Jaguarão (RS) promove a 2ª Feira Binacional do Livro

Jaguarão (RS) que faz fronteira com o Uruguai promoverá a 2ª Feira Binacional do Livro e 27ª Feira do Livro da Cajuja – Câmara Júnior de Jaguarão. O evento que começa no sábado, 20 de novembro, e vai até o dia 28 do mês conta com a parceria do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai.
 
“Dois povos, duas culturas que se fundem em uma só”, essa é a essência da Feira, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo do Município. O evento pretende unir a cultura de fronteira do Brasil com o Uruguai por meio da Literatura.
 
Durante a feira, haverá o lançamento de livros com noite de autógrafos, shows, cinema, apresentações de trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de oficinas e encontros literários. Participarão do encontro literário 14 autores da Casa dos Escritores do Uruguai e poetas e escritores da Confraria dos Poetas de Jaguarão.

Carandaí (MG) é o primeiro Município de Minas a aderir ao Siamweb

Em visita feita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) o prefeito de Carandaí (MG), Clayrton Dutra Costa recebeu detalhes sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão Municipal (Siamweb), ferramenta desenvolvida pela CNM. Com a implantação do sistema informatizado de gestão municipal, Carandaí será o primeiro Município de Minas Gerais a modernizar sua administração com o sistema.

O prefeito também procurou a CNM para obter informações quanto à questão previdenciária. Carandaí que fica a 130 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, está com problemas no fundo previdenciário. O Município que tem 190  servidores aposentados e pensionistas e precisa negociar seus débitos para receber o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP).

O departamento jurídico da CNM orientou o prefeito a ingressar com uma ação judicial para ver declarada as prescrições patrimoniais de previdência do período de 1993 a 2000 e regularizar sua situação junto a previdência social.

Durante a visita, Clayrton destacou a importância da CNM em apoio aos Municípios e demonstrou interesse em estreitar laços com a instituição para conhecer melhor tudo que a entidade disponibiliza para a prefeitura.

SiamWeb
O sistema - desenvolvido para o ambiente Web - trabalha com cadastros únicos, aproveitamento e integração de informações que possibilitam a interligação entre as diversas áreas da administração e obtém, em tempo real, um controle da Gestão Púbica com eficiência e eficácia.

Em Brasília, prefeitos visitam a sede da CNM e são atendidos por técnicos

Prefeitos aproveitam vinda a Brasília e passam na sede da Confederação Nacional de Municípios em busca de orientações das áreas técnicas. Um deles foi o prefeito de São Paulo de Olivença (AM), Raimundo Nonato, que na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro, esteve na entidade acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Pereira, e do assessor, Samir Reais.

Durante a visita, o prefeito obteve direcionamentos para as questões financeiras do Município. Fundo de Participação dos Municípios, Contagem populacional – Censo 2010 – e as dificuldades de financiar a Saúde foram alguns assuntos tratados. O prefeito também procurou saber sobre a mobilização municipalista ocorrida no dia 10 de novembro, no Congresso Nacional.

“Vim a Brasília para resolver algumas questões nos Ministério. Aproveitei para conhecer a CNM e saber como foi a Marcha do dia 10”, disse. O prefeito salientou que não pode comparecer ao encontro dos Municípios promovido pela CNM por problemas enfrentados na região, mas que acompanha as deliberações e apóia o movimento municipalista.


Situação Há menos de um mês, São Paulo de Olivença enfrentou uma serie de desmoronamentos de terras. O fenômeno deixou mais de cem famílias desabrigadas e o prefeito contou que tem tentado de tudo para ajudar estas pessoas. “Agora está mais controlado, mas o problema ainda não está contornado”, disse Nonato. “Ainda tem muitas pessoas em prédios públicos, mas o Município não pode fazer mais do que já tem feito”, desabafou.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Segundo FPM do mês: Municípios devem receber mais de R$ 344 milhões

O segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro será depositado nesta sexta-feira, dia 19. Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que o valor será de R$ 344.256.459, com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). E sem o desconto do Fundeb, a soma é de R$ 430.320.574.
 
A CNM fez a previsão de quanto o segundo repasse representa para cada Estado e, conforme arquivo anexo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, por exemplo, devem receber R$ 45.118.131 milhões, 45.527.120 milhões e R$ 23.33.661 milhões, respectivamente. Valores já com o desconto do Fundeb.
 
Pelos cálculos da Confederação, o segundo decêndio será 27,3% maior que o valor previsto pela Receita Federal no dia 10 deste mês. No entanto, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, esclarece que o valor referente ao segundo depósito do FPM é por regra o menor do mês.
 
“Isso significa que não haverá uma mudança muito significativa no resultado negativo esperado para o mês de novembro, em relação ao mesmo período do ano passado”, avalia Ziulkoski. Ele pondera: “com este aumento a estimativa de queda para o mês passa de 11% – previsão do inicio do mês – para 9%”.
 
Mesmo com um pequeno reajuste no repasse, o levantamento da CNM indica que o FPM de 2010 deve acumular até final de novembro um total de R$ 45,5 bi, levando-se em conta a previsão da Receita para o próximo decêndio do mês. “O valor é 4 % menor, em termos reais, que o acumulado no mesmo período de 2009 e 8% menor que 2008”, sinaliza o presidente da CNM.
 
  • Veja o levantamento completo
  • Acesse os valores por Estado

Ziulkoski participa do 3.º Congresso Mundial de Líderes Locais, no México

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, é um dos participantes do 3.º Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais. Promovido na Cidade do México, de 17 a 20 de novembro, o encontro reúne milhares de lideranças municipalistas de todo o mundo que vão debater os desafios atuais na condução dos Municípios.
 
Ziulkoski participará de discussões, por exemplo, sobre como criar gestões mais eficientes, aliadas ao desenvolvimento econômico e social. Com a troca de experiências, os líderes também buscarão alternativas para construir cidades mais eficientes em 2030. Segundo o dirigente da CNM, este intercâmbio de conhecimentos pode ser positivo aos Municípios brasileiros.
 
O encontro é dividido em plenárias e sessões paralelas. Alguns temas na programação são: o impacto da crise econômica nos governos locais, as redes de cidades sustentáveis, a inovação dos serviços públicos, a luta contra a exclusão social, a construção da cidadania nos Municípios e importância dos governos locais e regionais para o desenvolvimento mundial.
  • Leia mais sobre o Congresso
  • Acesse aqui a programação em espanhol

Prefeitos buscam esclarecimentos nas áreas de Saúde, Finanças e Previdência

Saúde, Finanças e Previdência são alguns dos temas que trouxeram os prefeitos dos Municípios de Nova Soure (BA), José Arivaldo e de Tenente Portela (RS), Clairton Carboni e o vice-prefeito Claudenir Scherer, à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira, 18 de novembro. Os gestores queriam informações destas áreas.

O prefeito de Clairton Carboni queria explicações de como vai ficar a situação do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a Tenente Portela (RS). Segundo ele, o coeficiente deve diminuir e isso pode gerar um impacto nas finanças do Município. “O Censo do IBGE apontou uma redução de 14.200 para 13.700 habitantes, o que causará uma redução no repasse mensal do FPM,” informou Carboni.

O prefeito de Nova Soure (BA) queria informações sobre Previdência e Saúde. De acordo com o prefeito, o Município gasta quase 27% de sua receita com ações na área de saúde. “Os repasses dos governos federal e estadual são insuficientes. O Município fica com a maior parte da responsabilidade. Por isso é importante que se aprove a regulamentação da emenda 29”, defendeu prefeito José Arivaldo.


Carbone que participou de várias mobilizações convocadas pela CNM. “A regulamentação da EC 29 é uma das maiores brigas não só no meu Município, como no Brasil. Está na pauta de reivindicações das lideranças municipais e temos que permanecer na briga”, afirmou o prefeito.

Dívidas de Municípios paraenses preocupam parlamentar e CNM

Preocupado com as dificuldades financeiras dos Municípios paraenses, o deputado federal Zequinha Marinho (PSC-PA), em visita à Confederação Nacional dos Municípios buscou orientações jurídicas para renegociar as dívidas que os prefeitos do Estado do Pará têm com a Previdência Social.

Um dos Municípios mais problemáticos para o deputado é o de São Felix do Xingu que tem 93 mil habitantes e sofre com a falta de verba da prefeitura. A Diretora do Departamento Jurídico da CNM, Elena Garrido, apresentou sugestões para resolver os problemas dos Municípios e elogiou a preocupação do parlamentar com a questão municipalista no país. O deputado ainda foi convidado a integrar a bancada municipalista no Congresso e afirma que sempre que vem a CNM, tem a certeza que esta é uma casa onde vai encontrar apoio e auxílio.

A CNM tem apresentado propostas de emendas à Medidas Provisórias no Congresso visando a reabertura dos prazos para a renegociação das dívidas municipais com a previdência.  Elena Garrido afirma que a Instituição esta atenta às dificuldades dos Municípios brasileiros e vai continuar na luta pela reabertura dos prazos e renegociação dos débitos previdenciários dos entes públicos. 

Outra preocupação do deputado Zequinha Marinho, engajado na situação dos Municípios do Norte, é quanto a mudança do regime previdenciário de São Felix do Xingu. Para isso o deputado teve auxílio da área previdenciária da CNM.

Decreto prevê novas diretrizes para Educação no campo

Novas diretrizes para desenvolvimento da Educação no campo foram estabelecidas pelo Decreto 7.532/2010, publicado dia 4 de novembro. A medida prevê ampliar e qualificar o ensino oferecido à população do campo, por meio de mecanismos implementados pela União.

De acordo com o decreto, o governo deve criar meios que garantam o regime de colaboração, inclusive com apoio técnico e financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios que ofertam Educação na área rural.

Pelo resultado do Censo de 2009, das mais de 44 milhões de matrículas na educação básica pública 6,6 milhões são de alunos da área rural, o que representa 15% do total. Destas, 87% são da rede municipal, que é responsável por 5,7 milhões de matrículas.

Mesmo com o aumento no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos pesos de ponderação da educação no campo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz um alerta aos Municípios. É importante conhecer as diretrizes e metas estabelecidas para a educação no campo, pois a gestão municipal continua contando com o apoio financeiro da União para garantir a qualidade do atendimento educacional desses milhões de estudantes em suas redes e seguir as orientações estabelecidas para a oferta da educação no campo.

ProneraAlém disso, o decreto define que o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) fará parte da Política de Educação no Campo, e determina os objetivos e beneficiários do programa, e as áreas de desenvolvimento de projetos no âmbito do Pronera.

Microrregional do MT elege diretoria e discute licenciamento ambiental

Os prefeitos dos Municípios integrantes da Associação dos Municípios do Norte do Araguaia (AMNA) estarão reunidos no dia 30 de novembro na sede da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.
 
Em assembléia geral, vão eleger os novos dirigentes da AMNA e ouvir técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre licenciamento ambiental e resíduos sólidos. Os prefeitos serão orientados sobre a organização e criação de estrutura no órgão municipal de Meio Ambiente.
 
A região reúne um total de 21 Municípios e nenhum deles possui aterro sanitário. Os técnicos da CNM vão transmitir orientações e sugestões para atuação dos gestores nessa área.

PL que fixa melhores critérios para feriados vai à sanção do presidente

Datas comemorativas nacionais, ou feriados, só podem ser instituídos se forem de alta significação para a sociedade brasileira. É o que determina projeto aprovado pelo Congresso e que foi encaminhado à sanção do presidente da República.  O objetivo é  fixar um critério para a permanência destas datas.
 
A alta significação descrita no texto refere-se aos diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos da sociedade. A definição do critério será por meio de consultas e audiências públicas com organizações e associações reconhecidas e vinculadas aos segmentos interessados.
 
O projeto estabelece também que a abertura e os resultados das consultas e audiências públicas devem ser amplamente divulgados. Após a divulgação, a proposta da data comemorativa deverá ser objeto de projeto de lei, acompanhado da comprovação da realização das consultas prévias.
 
A deputada Sandra Rosado (PSB-RN), autora do projeto, alega que é preciso evitar a profusão de datas comemorativas no país, uma vez que muitas não obedecem ao critério de relevância estabelecido.
 
 
Agência CNM, com informações da Agência Senado

Municípios pequenos perdem receita no período pós-crise, indica CNM

Os Municípios pequenos, com pouca atividade econômica e dependentes dos repasses da União, estão perdendo receita no período pós-crise. Já os com arrecadação própria e economia com alto valor adicionado experimentam um outro cenário, de elevação de receitas. A constatação é de um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicado na edição desta quinta-feira, 18 de novembro, no jornal Valor Econômico.

De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a receita tributária própria dos Municípios aumentou 14,4%, em valores nominais, de janeiro a agosto deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Ainda nos oito primeiros meses do ano, o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cresceu 15%. “Mas a transferência de recursos federais, feito pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recuou 2,8%”, explica.

Segundo Ziulkoski, os Municípios que dependem das transferências do FPM são os que enfrentam mais dificuldades no período pós-crise. Ele destaca que os repasses federais não estão relacionados à atividade econômica porque os recursos são distribuídos conforme o número de habitantes, segundo uma lógica de distribuição de renda. Para cada faixa populacional, há o repasse correspondente. No entanto, há cotas diferenciadas para as capitais e Municípios do interior.

“Os Municípios mais prejudicados são os menores, de perfil agropecuário e que possuem apenas a produção básica. Eles têm pequena arrecadação própria e repasses reduzidos de ICMS”, explica Ziulkoski. Ao contrário do FPM, as transferências estaduais do ICMS baseiam-se na atividade econômica. Resultado: uma cidade com muitas indústrias, por exemplo, tem mais valor adicionado que os Municípios onde as principais atividades são a agricultura e a pecuária.

O dirigente da CNM destaca que há muitas cidades que vendem apenas o produto agrícola, que depois até chega a ser industrializado. “Como a industrialização acontece no Município vizinho, essa maior parte do valor adicionado não fica para ele”, acrescenta. São os Municípios altamente industrializados os que mais se beneficiam da recuperação da arrecadação em 2010.

CCJ aprova PEC que permite à população sugerir plebiscito e referendo

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 17 de novembro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite aos cidadãos sugerir ao Congresso a realização de plebiscito ou referendo sobre temas de interesse nacional. O plebiscito é uma consulta sobre um assunto que, se aprovado, se torna lei. O referendo é a deliberação popular sobre uma lei já existente.

A PEC 26/2006, que segue para exame do Plenário, dividiu os integrantes da CCJ. Durante o debate, alguns senadores manifestaram preocupação de que a proposta gere insegurança jurídica ao delegar aos cidadãos a iniciativa de propor referendo sobre leis já em vigor. Outros foram favoráveis porque acreditam que a PEC pode ampliar os mecanismos de participação popular, ampliando a conscientização política dos eleitores. 

De autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a PEC modificada por substitutivo de Antônio Valadares (PSB-SE) reconhece a possibilidade de iniciativa popular por meio de projeto de decreto legislativo. Após ser votado na Câmara e no Senado, ele autorizaria referendo ou convocaria plebiscito para verificar a posição da sociedade sobre assuntos polêmicos.

O projeto de decreto legislativo com essa finalidade deverá seguir as regras previstas na Constituição para os demais projetos de iniciativa popular: terá de ser apresentado à Câmara, devendo ser subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional. Também deve ser distribuído por pelo menos cinco estados, com não menos de 0,3 % dos eleitores de cada um deles.

Competências
 
 
Agência CNM, com informações da Agência Senado
Autorizar referendo e convocar plebiscito são competências exclusivas do Congresso Nacional, previstas na Constituição. O parlamento não precisa sequer de sanção do presidente da República. Mas a Constituição não nomeia explicitamente os agentes capazes de provocar a manifestação do Congresso. Ela deixa implícito que a iniciativa pode partir de deputados e senadores, por meio de projeto de decreto legislativo, e também do presidente da República, pelo envio de mensagem ao Congresso.

Seminário discute melhorias para os Municípios Brasileiros

Vila Velha (ES) será sede do Seminário “Diretrizes para o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM)”, programado para os dias 2 e 3 de dezembro. O evento vai debater os desafios políticos e institucionais que os Municípios enfrentam para implementar o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), além de problemas de gestão urbana, tributária e ambiental.
 
Voltado para Municípios da região Sudeste, o Seminário quer alcançar os vários profissionais envolvidos na gestão municipal, como técnicos e prefeitos, administradores públicos, agrimensores, cartógrafos e acadêmicos. Um levantamento feito pelo Programa Nacional de Capacitação das Cidades constatou que os Municípios brasileiros precisavam de um estudo referente a questões da CTM e sua implementação.
 
 
Cadastro Territorial Multifinalitário – CTM
O Cadastro Territorial Multifinalitário tem grande importância para a gestão municipal, pois reúne informações territoriais e sócio-econômicas, jurídicas e ambientais do Município. Estas informações cadastradas servem como base para ações mais estratégicas que colaboram para uma boa gestão e aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade, possibilitando, ainda, uma maior justiça social e fiscal, e a correta arrecadação dos tributos locais, garantindo a igualdade na tributação.
 
As atividades do seminário, promovido pelo Ministério das Cidades, acontecem de 13h às 18h30 no primeiro dia de evento  e, no segundo dia, de 8h30 às 18h. Os interessados em participar do Seminário Sudeste podem se inscrever gratuitamente pelo site do Ministério das Cidades, até o dia 26 de novembro.
 
Inscrições:  http://www4.cidades.gov.br/seradi/src/inscricao/indexhttp://www4.cidades.gov.br/seradi/src/inscricao/index
 
Agência CNM com informações do Ministério das Cidades

Biogás feito de dejetos animais beneficiará propriedades rurais do PR

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon (PR) participa de um projeto para a implantação do sistema de geração de energia a partir de biogás. O projeto, feito em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Hidrelétrica Itaipu, visa a produção do biogás a partir de dejetos de suínos e bovinos criados em propriedades rurais da região, para que, além da produção de energia, a iniciativa dê uma destinação adequada aos dejetos.
 
O projeto começou a ser implantado há quase uma semana, dia 11 de novembro, e promete englobar 41 propriedades rurais próximas ao Município. Cada propriedade terá um biodigestor para transformar o biogás em energia elétrica.
 
A previsão das entidades envolvidas no projeto é que até março de 2011 as 41 propriedades estejam com o sistema de geração de energia devidamente implantado. Só no primeiro dia de desenvolvimento do projeto, o sistema foi acionado em duas propriedades rurais.
 
Agência CNM com informações da Agência Brasil

Lei de resíduos sólidos deve ser regulamentada até o final deste ano

A regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) deve ser aprovada no final deste ano. Sancionada em agosto e com o prazo de 90 dias para a regulamentação, a lei 12.305/2010 prevê, entre outros desafios, a gestão compartilhada, o prazo para substituição de lixões por aterros sanitários e a ampliação e melhoria da produtividade da coleta seletiva.

De acordo com o governo, um texto de minuta para o decreto de regulamentação está em discussão com entidades do setor de gestão de resíduos. No entanto, foi adiantado que Estados e Municípios terão até agosto de 2011 para elaborar planos de gestão de resíduos e até 2015 para o País ter eliminado os lixões.

Outra medida prevista será estimular projetos compartilhados entre Municípios e Estados e iniciativas intermunicipais, que têm custo operacional reduzido, se comparados com projetos individuais. O objetivo é formar consórcios públicos e criar autarquias municipais ou intermunicipais de gestão de resíduos para permitir o planejamento e os gastos compartilhados.

Também deve constar na regulamentação medidas para: ampliar e melhorar a coleta seletiva; evitar que os aterros voltem a se transformar em lixões por falta de gestão; garantir a sustentabilidade financeira por meio do aproveitamento do metano para produção de energia e criar estímulos fiscais vinculados à manutenção dos projetos.

Agência CNM com informações da Agência Brasil

Prefeito amazonense visita sede da CNM em busca de esclarecimentos

O prefeito de Nhamundá (AM), Mário José Chagas Paulain, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 17 de novembro, em busca de esclarecimentos na área de Previdência.

O gestor queria explicações sobre compensação previdenciária e como regularizar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). O prefeito está satisfeito com o atendimento da CNM, pois, “sempre que necessito recebo da entidade auxílio com presteza”, disse.

 De acordo com o prefeito, apesar de os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) terem sido baixos este ano, Nhamundá (AM) está com as contas em dias. “Tivemos de cortar investimentos em outras áreas do Município para garantir o pagamento da folha de pessoal”, conclui Chagas.

Mutirão para formalizar empreendedor individual ocorre em Municípios

Até sexta-feira, 19 de novembro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove a segunda semana de mobilização nacional para formalizar empreendedores individuais em diversos Municípios. O objetivo é estimular a regularização de trabalhadores informais e cadastrar até o final deste ano um milhão Microempreendedores Individuais (MEI).

Em mutirões promovidos em lugares movimentados, os técnicos do Sebrae vão esclarecer as vantagens do programa e ajudar os interessados a conseguirem o CNPJ. Com a documentação e comprovante de renda bruta de até R$ 36 mil, os profissionais passam a pagar uma taxa fixa mensal de 11% do salário mínimo mais R$ 1 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou R$ 5 de Imposto Sobre Serviços (ISS).

São reconhecidas como empreendedor individual 400 atividades entre cabeleireiro, pipoqueiro e vendedores ambulantes e, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que outras 40 modalidades devem ser aprovadas até o fim do ano. Estas atividades podem ser consultadas também pela Internet, no site http://www.blogger.com/goog_848357974http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm.

EmpreendedorismoA segunda Semana do Microempreendedor Individual integra os eventos da semana global de Empreendedorismo – evento mundial que ocorre desde 2008 em centena de países. Na primeira semana de mutirão a agência fez a primeira semana de mobilização nacional nas capitais: foram 73 mil atendimentos e 46,5 mil novos CNPJs.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma das parceiras do Sebrae, as duas instituições efetivaram um convênio de cooperação para incentivar os Municípios a cumprirem as obrigações legais impostas pela Lei Geral e ampliar a municipalização da lei. A parceria foi assinada em evento municipalista ocorrido em maio deste ano.

Agência CNM com informações do O Estado de S. Paulo

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TCE rejeita as contas de 2008 das Prefeituras de Passira e Salgadinho

A Segunda Câmara do TCE rejeitou na sessão de ontem as prestações de contas do exercício financeiro de 2008 das Prefeituras de Passira e Salgadinho, cujos ordenadores de despesas foram, respectivamente, Miguel Gomes de Freitas e Luiz Antonio de Araújo.

O relatório técnico de auditoria apontou diversas irregularidades na documentação de Passira, entre elas a aplicação de receita de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino abaixo do limite constitucional; fracionamento de despesas para evitar o processo licitatório; utilização irregular do instituto da inexigibilidade de licitação e pagamento indevido à conta do Fundeb.

Segundo o relator do processo, conselheiro Valdecir Pascoal, só foram aplicados em educação 22,04% da receita corrente líquida. Por outro lado, a administração municipal fez três licitações na modalidade Carta Convite, no valor de R$ 275.086,04, quando o correto teria sido Tomada de Preço em obediência à Lei nº 8.666/93.

Já o instituto da inexigibilidade foi utilizado para contratação de artistas no valor de R$ 317.500,00. Ocorre que, segundo o relator, foi desrespeitada a Lei Federal nº 6.533/78 e o Decreto nº 82.385/78 que obrigam o registro do empresário exclusivo ou da empresa responsável pelo agenciamento do artista no Ministério do Trabalho.

Por fim, foram realizados pagamentos indevidos com recursos do Fundeb no valor de R$ 22.623,98. Foi emitido parecer prévio recomendando à Câmara Municipal a rejeição das contas do então prefeito, que foram julgadas irregulares com aplicação de multa no valor de R$ 12.000,00.

SALGADINHO - Já o então prefeito de Salgadinho, Luiz Antonio de Araújo, teve suas contas rejeitadas pela prática das seguintes irregularidades: prestação de contas anual de forma incompleta; gastos com pessoal (55,63%) acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal; ausência de contabilização das contribuições previdenciárias patronal e dos segurados; inércia da administração em proceder à cobrança de créditos inscritos na dívida ativa do município e não elaboração do Plano Municipal de Educação.

As contas foram julgadas irregulares com emissão de parecer prévio recomendando à Câmara Municipal a sua rejeição e foi aplicada uma multa ao prefeito no valor de R$ 3.500,00.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 17/11/10

Novo LIRAa apresenta 15 Municípios com risco de surto de Dengue

Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti 2010 (LIRAa) apresenta 15 Municípios com risco de surto da doença. O estudo, divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, 11 de novembro, revela que outros 123 Municípios estão em situação de alerta e 162 apresentam índices satisfatórios. Na ocasião, o ministério lançou a Campanha Nacional de Combate à Doença, que tem enfoque na gravidade da dengue e na necessidade de envolvimento rotineiro de governos e da população, no combate ao Aedes aegypti.

No índice do LIRAa, números superiores a 4% já são considerados pelo ministério como situação de alto risco. Entre os 15 Municípios em risco de surto, 11 estão no Nordeste. Afogados da Ingazeira (PE) é o que apresenta o índice mais alto do levantamento, 11,7%. Outros três Municípios de risco estão na Região Norte e apenas um, Caetanópolis (MG), na Sudeste – com 4%.

Entre os Municípios com índices satisfatórios está a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Para esta colocação, o ministério classifica índices inferiores a 1%.

Quatrocentos e vinte e cinco Municípios estavam programados para participar do LIRAa, mas a análise foi feita com base em 300 Municípios que enviaram os dados ao ministério. O estudo ainda está em andamento nas demais localidades.

Dos 123 Municípios em alerta, 11 são capitais. Salvador (BA), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) foram as que apresentaram os maiores índices, entre 2,4 e 3,5%.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a importância do fortalecimento das campanhas em combate à dengue, estimulando a participação da população no controle do mosquito no uso das medidas de prevenção.

Veja aqui a lista dos 15 Municípios com risco de surto de dengue e das 11 capitais em alerta

STN divulga nova versão do manual de pleitos de operações de crédito

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou, dia 5 de novembro, mais uma versão do Manual para Instrução de Pleitos (MIP). O manual contém orientações a respeito dos requisitos necessários à verificação de limites e condições para contratação de crédito por Municípios, Estados e o Distrito Federal. Nele, os gestores podem verificar também os procedimentos para concessão de garantia pela União.

Entre as mudanças em relação à edição anterior, divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em maio deste ano, está a publicação da Portaria 323/2010. Ela altera dispositivos no intuito de garantir racionalidade aos procedimentos relativos à verificação de limites e condições para a contratação de operações de crédito.
 
A Portaria 323/2010, retificada na mesma semana de sua publicação, estabelece que terão prioridade, em caráter extraordinário, as operações de crédito previstas no inciso VI do artigo 9-B e nos artigos 9-I, 9-N, 9-Q e 9-R da Resolução 2.827, de 30 de março de 2001, do Conselho Monetário Nacional (CMN), e suas alterações, e as operações de crédito externa, que tenham recebido recomendação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).

CNM Anuncia as Estimativas para o 1% do FPM e o valor FPM de dezembro

No próximo dia 10 de dezembro os Municípios receberão o repasse referente ao aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) anuncia que o valor deve ficar em torno de R$ 2, 287 bi. Já a previsão do valor total do FPM do mês de dezembro é de crescimento em torno de 18% sobre o que será efetivado em novembro deste ano, devendo alcançar R$ 5,05 bilhões. Os valores são brutos e sem o desconto do Fundeb.

O repasse extra aos Municípios foi uma das conquistas do movimento municipalistas liderado pela CNM, que reivindicou durante anos este reajuste no recurso destinado as prefeituras brasileiras. Para auxiliar os gestores municipais a Confederação estimou quanto será o 1% do FPM e o valor do FPM para o mês de dezembro.

A CNM fez a estimativa do 1% do FPM com base no relatório de avaliação fiscal do 4º bimestre do Ministério do Planejamento. Este levantamento indica que a arrecadação total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR) chegue a R$ 228,7 bilhões até o final do ano. Como o 1% do FPM é calculado sobre a arrecadação total destes dois impostos de dezembro de 2009 a novembro de 2010 o valor fica bem próximo ao desta estimativa.

Já o cálculo do FPM de dezembro, a CNM utilizou a projeção que a Receita Federal e a Secretaria do Tesouro Nacional divulgaram nesta semana. A previsão é de crescimento em torno de 18% sobre o que será efetivado em novembro deste ano, o valor chega a R$ 5,05 bilhões.

O presidente da CNM avalia que se as estimativas se concretizarem o FPM total do ano de 2010 será próximo aos R$ 52,5 bilhões com um crescimento nominal de 6,2%.“O FPM ficará estagnado apesar de todo o crescimento econômico que esta ocorrendo no País neste momento”, sinaliza o presidente da CNM.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Comerciantes serão fiscalizados quanto à obrigação de receber pilhas e baterias usadas

Os comerciantes de pilhas e baterias são obrigados a receber os produtos depois de usados, conforme determina a Resolução 401/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que entrou em vigor no dia 5 de novembro. Com base na orientação, a Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões (Corem/Ibama) informa estes comerciantes fiscalizados pelos órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

De acordo com o artigo 4º da resolução, os estabelecimentos de determinados tipos de pilha e baterias, como por exemplo, bateria de carro, pilhas alcalinas pilha botão e comuns, devem receber os produtos e repassar aos respectivos fabricantes ou importadores.

Pela Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o processo chamado de logística reversa deve ser aplicado a todos os tipos de pilha e bateria. E a Corem informa que os fabricantes e importadores têm a obrigação de promover a destinação ambientalmente adequada deste tipo de resíduo. E ficarão sujeitos às sanções legais caso se recusem a receber do comércio o repasse das pilhas e baterias usadas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que por fazer parte do Sisnama, os Municípios têm de cumprir com suas atribuições e uma delas é formular a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Neste plano, conforme a Lei 12.305/2010 deve constar a logística reversa como um meio para diminuir os resíduos nos aterros sanitários.

Outra obrigação do Município, alerta a Confederação, é elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Neste projeto a prefeitura deve aplicar o conceito de responsabilidade compartilhada e firmar parcerias com distribuidores, revendedores e empresas. Assim possibilitará a arrecadação de recursos para desenvolver as questões de Meio Ambiente e educação ambiental.

A Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões também salienta para a importância da participação social nesta política. De acordo com a instituição, a participação dos consumidores neste contexto é importante, pois as pilhas e baterias não devem ser descartadas no lixo doméstico devido à possibilidade de contaminação. Alguns destes materiais possuem metais pesados em sua composição e a destinação para eles é a reciclagem, que evita a contaminação e promove o uso racional dos recursos naturais, um dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Agência CNM, com informações da Corem/Ibama

Municípios devem enviar dados do IGD Saúde até 31 de dezembro

Os Municípios que ainda não cadastraram o mínimo de 20% do acompanhamento da Saúde dos beneficiados pelo Bolsa Família devem faze-lo até dia 31 de dezembro, alerta a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Pelos levantamentos do programa até o dia 13 de novembro, mais de 2.000 Municípios – que representam 47% das prefeituras – ainda não haviam alcançado o mínimo das informações.

Para não perder o direito aos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), a CNM recomenda aos gestores que lancem os dados e não deixem para enviar na última semana para evitar congestionamento do sistema. A CNM lembra: a administração municipal que não cumprir o mínimo estabelecido pela lei ficará sem receber o IGD Saúde por seis meses.

Ao todo, 53% dos Municípios já ultrapassaram o limite do mínimo no acompanhamento das condicionalidades de Saúde e estão livres de qualquer perda do IGD. Porém, quanto maior o número de famílias acompanhadas maior o repasse para o Município.

Acompanhamento
O IGD-M é composto por quatro índices com no mínimo 0,2% de informações em cada um deles. A média mínima é de 0,55% para continuar recebendo os recursos do Índice de Gestão Descentralizada aos Municípios.
Os Municípios devem verificar se as famílias beneficiadas no Programa Bolsa Família estão regulares com a vacinação, peso e medida de altura de crianças com até sete anos. Além disto, as gestantes de 14 a 44 anos devem estar em dia com pré-natal, com consultas do pós-parto e a participação em atividades desenvolvidas pelas equipes de Saúde local.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas