Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Lei Nº 14.311, de autoria do Deputado Edson Vieira, confere a Santa Cruz do Capibaribe o título de “Capital da Confecção”


A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, desde os anos 50 começou a se destacar com a produção de colchas e peças de vestuário feitas de retalhos. Nos anos 90 o agreste pernambucano passou a ser o maior polo de confecções do Nordeste e o segundo do Brasil. Santa Cruz do Capibaribe tornou-se o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, junto com Toritama e Caruaru.
 
Atualmente, o PIB de Santa Cruz do Capibaribe cresce em média 13,5%. A cidade possui o Maior Parque de Confecção da América Latina, o Moda Center Santa Cruz, que conta com aproximadamente 12 mil empresas, representando, segundo o SEBRAE, 85% das empresas de confecções do estado, a exemplo da Rota do Mar que produz cerca de 20% da confecção da cidade e conta com aproximadamente 1.200 colaboradores, levando moda para vários estados do Brasil e para o exterior.
 
Pela sua importância econômica para Pernambuco e pelo fato de já ser conhecida como “Capital da Confecção”, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB), criou o Projeto de Lei, que confere a Santa Cruz do Capibaribe o título de “Capital Estadual da Confecção”. O Projeto foi aprovado e a Lei Nº 14.311 foi sancionada pelo governador do estado na última sexta-feira (27). “A Lei ratifica e oficializa o que já é de fato uma realidade, Santa Cruz do Capibaribe hoje é o maior produtor de confecções de Pernambuco, isso só nos traz mais orgulho e vontade de engrandecer ainda mais o nome de nossa cidade”, disse Edson Vieira.
Fonte Estação Notícia

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CFC abre audiência pública para novas normas contábeis de convergência

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou em audiência pública mais sete novas minutas de Normas Brasileiras de Contabilidade convergidas. A ação é continuidade do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao Setor Público brasileiro.

Para participar da consulta pública os gestores municipais devem analisar o conteúdo das normas e enviar as sugestões e os comentários ao Conselho Federal de Contabilidade, por meio do e-mail ap.nbc@cfc.org.br, até o dia 29 de julho de 2011. As considerações referentes à minuta em questão também podem ser encaminhadas ao Conselho no endereço: Setor de Autarquias Sul (SAS), Quadra 5, Bloco J, Edifício CFC, Coordenadoria Técnica - Brasília - DF - CEP 70070-920.

O professor Rildo Feitosa, mestre em gestão pública, contador e consultor governamental, comenta: "é de fundamental importância a participação de contadores, gestores municipais e estudantes da ciência contábil, já que estes estão vivenciando um momento de transição das normas. Quanto aos gestores municipais e os já contadores atuantes, a participação de todos é de fundamenal importância para que as novas normas convergidas reflitam a realidade dos Municípios brasileiros".

Veja das normas e analise a íntegra da minuta colocada em audiência pública:
  • NBC TSP 1 - Apresentação das Demonstrações Contábeis;
  • NBC TSP 2 - Demonstração dos Fluxos de Caixa;
  • NBC TSP 7 - Investimento em Coligada e em Controlada;
  • NBC TSP 8 - Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture);
  • NBC TSP 12 – Estoques;
  • NBC TSP 26 - Redução ao Valor Recuperável de Ativo Gerador de Caixa;
  • NBC TSP 30 - Instrumentos Financeiros: Evidenciação
Outras normas aplicadas ao Setor Público, também em audiência pública, continuam em aberto até dia 15 de junho de 2011. São elas
  • NBC TSP 3 - Políticas Contábeis, Mudança na Estimativa e Retificação de Erro;
  • NBC TSP 4 - Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis;
  • NBC TSP 5 - Custos de Empréstimos;
  • NBC TSP 9 - Receita de Transações com Contraprestação;
  • NBC TSP 23 - Receita de Transações sem Contraprestação (Tributos e Transferências);
  • NBC TSP 24 - Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis;
  • NBC TSP 27 - Ativo Biológico e Produto Agrícola

terça-feira, 31 de maio de 2011

ENTREVISTA UNE OPOSIÇÃO EM TORITAMA

Lucinha, Eddjan, Diogo e Odon

O que deveria ser apenas uma entrevista de prestação de contas do deputado Diogo Moraes (PSB) se transformou numa demonstração de força e união do grupo de oposição de Toritama.
 
Além do deputado, estiveram presentes os vereadores Fábio Florentino, Ângelo Andrade e Edjan, além dos principais líderes da oposição, Doutor do São João, Lucinha e Odon Ferreira.
Na entrevista realizada na rádio Toritama FM, a oposição criticou a forma que o Festival do Jeans foi realizado, onde se destacaram as festas e o comércio não teve nenhum apoio e foi completamente esquecido, o que deixou a classe empresarial do município insatisfeita com a forma que o prefeito conduziu o evento, que em outras edições já mobilizou compradores de todo o país.
 
Dentre as ações do grupo, Moraes fez questão de destacar a conquista do abastecimento d’água em alguns bairros esquecidos, aumento de policiamento e o apoio à economia local.
 
As demais lideranças fizeram questão de demonstrar apoio ao deputado, e em suas palavras Edjan, Lucinha, Doutor e Odon afirmaram nos microfones da rádio, que estão unidos e a aliança entre eles está fechada na escolha do prefeito e vice da oposição para as eleições de 2012 em Toritama.
 
Com a aliança, a situação do atual prefeito se complica, visto que o mesmo obteve apenas 5.143 dos 16.926 votos válidos na eleição passada.
 
A oposição destacou o apoio que Diogo tem dado, atuando como um agregador e sendo apontado como o principal nome na união do grupo, que já começa sua escalada rumo a prefeitura da Capital do Jeans.
 
Fonte Blog Opinião

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas