Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

VESTIBULAR AGENDADO DA FADIRE É UM SUCESSO NO AGRESTE


FADIRE ADOTOU A MODALIDADE DE VESTIBULAR QUE TRAS COMODIDADE AO CADIDATO

Quando falamos em vestibular vem logo a ideia de várias pessoas, num dia de domingo, esperando os portões abrirem para fazerem suas provas de ingresso ao mundo do ensino superior. Há alguns anos as Faculdades de todo país adotaram uma nova forma de ingresso aos seus bancos escolares: o vestibular agendado. Nesta modalidade, os candidatos escolhem o dia e o horário que mais lhe convier para fazerem suas provas. A FADIRE – Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional de Santa Cruz do Capibaribe - vem adotando, nos últimos processos seletivos, esta forma de ingresso aos seus cursos de nível superior. A grande vantagem é ajustar os horários das provas com a disponibilidade de cada candidato em realizá-las, proporcionando comodidade e facilidade àqueles que desejam participar do processo seletivo e que, por um motivo ou outro,


não podem comparecer nos dias de provas dos vestibulares tradicionais.
Outra vantagem é não ficar preso a uma única data, podendo se preparar e realizar a prova quando se sentir confiante.
As inscrições para o vestibular agendado da FADIRE estão abertas, para os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Design de Moda e podem ser feitas pela internet, através do site www.fadire.edu.br ou pessoalmente na Secretaria da Instituição, no ponto de inscrição montado na recepção da Faculdade.
As inscrições para o vestibular agendado da FADIRE estão abertas, para os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Design de Moda e pode ser feita pela internet, através do site www.fadire.edu.br ou pessoalmente na secretaria da Instituição, no ponto de inscrição montado na recepção da Faculdade

Contato:

Prof. Carlos Malafaia – malafaia@fadire.edu.br
99061274 – 87563175 – 37310300 (comercial)


Trezentos Municípios devem receber recursos para escolas e quadras

A lista de Municípios que receberão recursos para construção de escolas de educação infantil e quadras de esportes foi divulgada. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que mais de 300 Municípios foram selecionados, destes 223 devem aplicar a verba na implantação de creches e pré-escolas e 98 construir quadras escolares poliesportivas.

Entidade goiana reelege presidente para biênio 2011/2012

A Frente de Mobilização Nacional (FMM), entidade municipalista goiana elegeu na quarta-feira, 5 de janeiro, o prefeito de Quirinópolis, Gilmar Alves da Silva para continuar na presidência da entidade no biênio 2011/2012. Ao todo, 89 prefeitos compareceram à votação.

Municípios goianos firmam acordo para preservação de Patrimônio Cultural

Os Municípios de Goiás guardam partes importantes da colonização e história do Brasil. Por essa razão, os Municípios de Corumbá de Goiás, Goiás, Goiânia, Pilar de Goiás e Pirenópolis foram beneficiados por um acordo do Instituto do Patrimônio histórico e artístico Nacional (IPHAN) para preservação de Patrimônio Cultural.
 

Trânsito: álcool e velocidade são tema de campanha educativa

Os Municípios que têm o Trânsito municipalizado devem se atentar para as orientações da nova campanha educativa nacional: Álcool e Velocidade. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou dia 23 de dezembro o novo tema com objetivo de provocar a reflexão sobre atitudes imprudentes, como dirigir após a ingestão de bebida alcoólica.

Município baiano implanta Núcleo para combater violência à mulher

O Município baiano de São Sebastião do Passé, localizado a 50 quilômetros da capital Salvador, deu um importante passo no combate à violência contra as mulheres. No fim de novembro do ano passado, foi inaugurado o Núcleo de Atendimento para Mulheres em Situação de Violência (NAM) no Município. O local é um dos poucos da Bahia voltados a esse público.

Guardas municipais: estabelecidas novas diretrizes sobre o uso da força

Os guardas municipais, os policiais federais, rodoviários federais e estaduais – civil e militar – devem seguir as novas orientações para o uso de arma de fogo. A Portaria Interministerial 4226/2010, publicada no Diário Oficial da União dia 3 de janeiro, define a norma para uso da força e de armas e fogo por agentes de segurança pública. O intuito é reduzir gradativamente os índices de letalidade nas ações envolvendo profissionais de segurança.

Municípios gaúchos e sergipanos sofrem com a estiagem

A estiagem levou os Municípios gaúchos de Candiota, Pedras Altas e Herval e 11 Municípios do Estado de Sergipe - a decretarem estado de emergência. Os problemas com a seca atingem os moradores dessas regiões e prejudicam a produção agrícola.  Os gestores municipais estão preocupados e, em muitos locais, falta água para atender à população.

Municípios reforçam ações contra a dengue e continuam em alerta

Municípios do Brasil estão em alerta depois que o primeiro caso de Dengue quatro foi confirmado em Manaus. Mais de 120 Municípios estão em alerta e duas capitais correm o risco de ter um surto: Rio Branco e Porto Velho, segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em novembro de 2010. No ano passado ocorreram 94 óbitos confirmados pela doença, o que deixa as prefeituras em estado de alerta.

CNM acompanha reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos

Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e diversos prefeitos participaram de reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) em dezembro. No encontrou ficou aprovada a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que compreende São Paulo e Paraná. A presença da CNM e a participação dos Municípios foi notada e elogiada pelos participantes.

Municípios baianos terão nove Usinas Eólicas na região do semi-árido

Alguns Municípios do semi-árido baiano – Igaporã, Guanambi e Caetité - que sofrem com a seca e, por consequência, com a falta de energia serão palco da construção de nove usinas eólicas em 2011. Em fase de construção, essas usinas com uma nova fonte de energia - o vento - devem gerar 2.970 empregos diretos e indiretos nestes Municípios.

Liminar do STF derruba parte de resolução sobre precatórios

O Supremo Tribunal Federal (STF) desobrigou os Municípios e os Estados a depositar anualmente, pelo menos, o valor destinado em 2008 ao pagamento de Precatórios. Em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), o ministro Marco Aurélio concedeu liminar ao Estado do Pará para suspender o artigo 22 da Resolução 115, editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Vestibular Agendado é um sucesso no agreste

FADIRE ADOTOU A MODALIDADE DE VESTIBULAR QUE TRAS COMODIDADE AO CADIDATO

Quando falamos em vestibular vem logo a ideia de várias pessoas, num dia de domingo, esperando os portões abrirem para fazerem suas provas de ingresso ao mundo do ensino superior. Há alguns anos as Faculdades de todo país adotaram uma nova forma de ingresso aos seus bancos escolares: o vestibular agendado. Nesta modalidade, os candidatos escolhem o dia e o horário que mais lhe convier para fazerem suas provas. A FADIRE – Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional de Santa Cruz do Capibaribe - vem adotando, nos últimos processos seletivos, esta forma de ingresso aos seus cursos de nível superior.

A grande vantagem é ajustar os horários das provas com a disponibilidade de cada candidato em realizá-las, proporcionando comodidade e facilidade àqueles que desejam participar do processo seletivo e que, por um motivo ou outro, não podem comparecer nos dias de provas dos vestibulares tradicionais. Uma outra vantagem é não ficar preso a uma única data, podendo se preparar e fazer a prova quando se sentir confiante.

As inscrições para o vestibular agendado da FADIRE estão abertas, para os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Design de Moda e pode ser feita pela internet, através do site www.fadire.edu.br ou pessoalmente na secretaria da Instituição, no ponto de inscrição montado na recepção da Faculdade

Contato:

Prof. Carlos Malafaia – malafaia@fadire.edu.br
99061274 – 87563175 – 37310300 (comercial)


Municípios aguardam complementação da União referente ao Fundeb 2010

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que os Municípios continuam aguardando o repasse da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) referente ao mês de dezembro de 2010. De acordo com o cronograma de distribuição dos recursos no ano passado, a complementação da União do mês de dezembro deveria ter sido repassada dia 31.
  

Novas regras para produtores orgânicos já estão em vigor

As novas regras para os produtores orgânicos começaram a vigorar na segunda-feira, 3 de janeiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os agricultores que ainda não se cadastraram para importância de se adequarem às normas. Até o momento apenas 1,5 mil produtores estão regularizados e 3,5 mil em fase de cadastramento, segundo levantamento do governo.

Pesquisa da CNM sobre o crack pode orientar formulação de políticas públicas

Dados divulgados no 4.º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que os investimentos em segurança – feitos pela União, pelos Estados e pelos Municípios – aumentaram nos últimos anos. Passaram de R$ 23,5 bilhões em 2003 para R$ 47,6 bilhões em 2009. Mas a pesquisa também aponta que o aumento, porém, não resultou em melhora significativa nos índices de criminalidade.
 

Plano Setorial para cultura popular e indígena é lançado

Como parte do Plano Nacional de Cultura estão os planos setoriais de culturas populares e indígenas que foram divulgados nesta segunda-feira, 3 de dezembro. O Plano Setorial para estes segmentos estabelece uma política que estimula a proteção e promoção das culturas indígenas, por meio de programas, entre outras ações, que permitam fomentar a transmissão de saberes. Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a população indígena é de 592.680 e estão em 432 Municípios. 

Um dos destaques  é que os próprios Municípios criem seus programas de desenvolvimento da cultura indígena e a descentralização de recursos para que estes possam fazer eventos comunitários. O segmento popular incentiva o Mapeamento das manifestações, cadeias produtivas das festas, fomento, além de incluir os mestres da tradição nos processos. Um dos destaques do plano e que este prevê a criação de conselhos de cultura em todos os Municípios do País.Ambos os planos setoriais fazem parte do Plano Nacional de Cultura (PNC), espécie de guia para orientar políticas e investimentos em cultura pelos próximos 10 anos, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, e articula as três esferas de poder. Sua elaboração, como projeto de lei é obrigatória por determinação da Constituição desde que o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional 48/2005.
Os Municípios que quiserem aderir ao Plano Nacional de Cultura (PNC) devem elaborar seu próprio plano decenal, a partir da data de adesão voluntária ao PNC. Para isso poderão contar com assistência do Ministério da Cultura (MinC).

Resíduos sólidos: setor agropecuário também terá de se adequar a nova lei

O setor agropecuário também terá de se adaptar às novas regras de tratamento e destinação do lixo. E a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que os Municípios com este perfil, além de substituição dos lixões por aterros sanitários e elaborar planos municipais de resíduos, devem conhecer as determinações direcionadas ao setor e acompanhar o cumprimento das regras.
 

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas