Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vila do Forró será demolida até fevereiro, diz prefeitura de Caruaru

Um dos locais mais procurados pelos turistas durante o São João, será demolido.
Um dos locais mais procurados pelos turistas durante o São João, será demolidoO Parque de Eventos Luiz Gonzaga em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai perder uma das maiores caraterísticas do local. A Vila do Forró, construída em 1995, será demolida até o início do próximo mês.

Segundo José Pereira, Presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, existe um novo projeto para a área, mas não ficará pronto até o São João deste ano.

“A Vila do Forró está descaracterizada e com a demolição vamos ganhar mais espaço no Parque de Eventos”, comentou José Pereira afirmando que estão sendo realizados estudos para construir um espaço que possa ser utilizado durante todo ano para oficinas de arte, dança e música.

Mas, a notícia da demolição não tem agradado nem os comerciantes, muito menos os turistas que visitam o local.

“Essa Vila representa a cultura nordestina e do São João de Caruaru. Ficar sem ela é ficar sem um pouco da história da Capital do Forró”, criticou o professor universitário Leonardo Samu, que veio do Rio de Janeiro para conhecer Caruaru.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Municípios alagoanos instituem consórcio para a criação de aterros

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) promove uma reunião nesta segunda-feira, 24 de janeiro, com representantes de 14 Municípios dos Vales do Paraíba e do Mundaú. Na ocasião, os Municípios devem assinar um protocolo de intenções para formalização de consórcio público para a construção de aterros de resíduos sólidos. O encontro está marcado para às 15h, na sede da entidade, em Maceió (AL).
 
A criação do aterro tem como objetivo extinguir os lixões nestes Municípios, e, consequentemente, dar início a uma política conjunta para execução do Plano Estadual de Regionalização dos Resíduos Sólidos (PERRS).
 
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, acredita que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) seja um desafio para os Municípios brasileiros, mas que os gestores já estão cientes de suas responsabilidades com o lixo. “A formação de consórcios como os desses Municípios alagoanos é um bom exemplo de adaptação a essa nova cultura social”, elogia.
 
Agência CNM com informações da AMA

Chuvas fizeram 762 vitimas e destruiram Municipios na Região Serrana do Rio

Após as fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio, as autoridades municipais começam a contar os prejuízos. Em Macuco (RJ), área vizinha à Nova Friburgo que fica as margens do Rio Grande, estradas estão interditadas, pontes destruídas e houve deslizamento de encostas. Os bairros estão ilhados, sem energia, telefone, internet ou acesso a remédios. Vários deles estão completamente destruídos, casas foram levadas pela força da água.

A secretaria de Saúde de Macuco, Eliane Silva conta que em razão da tromba d’agua que atingiu a cidade a maioria dos moradores não conseguir salvar quase nada de seus pertences.. “Foi tudo muito rápido, meu tio mora as margens do Rio Grande que corta a cidade e a casa dele simplesmente não existe mais, foi toda levada. Graças a Deus, ele não estava em casa!”.

Eliane ainda relata que os dois hospitais de Macuco estão fechados, não atendem ninguém e garante que a situação está muito difícil, pois faltam remédios, as pessoas estão sendo transferidas para receber atendimento em outras localidades da região. “Minha mãe tem de fazer hemodiálise e foi levada para outro Município. As coisas estão  complicadas, muita gente desabrigada, e o risco de doenças é grande”, lamenta.
Na avaliação de Eliane vai levar muito tempo para esses Municípios se recuperarem e só com ajuda será possível reconstruir a região. “Espero que os governantes olhem com muito carinho para essa área, mandem remédios e nos ajudem a reconstruir as casas, pois muita gente perdeu tudo, é uma situação de muito desespero”, afirma.

Complementação do Fundeb ainda não foi paga aos Municípios

Os Municípios brasileiros aguardam para receber R$ 762 milhões de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em entrevista ao Programa Sem Recesso da TV Câmara, nesta quinta-feira, 20 de janeiro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, reiterou o pedido encaminhado ao Ministério da Educação. O programa que tinha como tema o Piso Nacional dos Professores entrevistou o presidente da CNM, para conhecer a opinião dos Municípios sobre o assunto.
 
Segundo Ziulkoski a maioria dos prefeitos brasileiros é a favor do Piso Nacional dos Professores, mas não possui recursos para pagar. De acordo com a Lei 11.738/2008, a União deve complementar a integralização do valor do piso aos Estados e Municípios que não tenham disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.
 
A União que deveria repassar a complementação do Fundeb de 2010 no valor de R$ 762 milhões para os Municípios, ainda não liberou a verba. A CNM pediu explicações ao Ministério da Educação (MEC) sobre o dinheiro. “Perguntamos ao MEC onde foi parar esse dinheiro. Esse problema poderia ser minimizado se os recursos da União estivessem sendo repassados aos que precisam”, reforça Ziulkoski.
 
Para o presidente da entidade, os prefeitos brasileiros continuam sem saber quando vão começar a receber a ajuda do governo federal para pagamento do piso salarial. “Melhorar a educação no país, é uma prioridade, mas precisamos dar condições aos Municípios de pagar o salário do magistério. É preciso melhorar a gestão.”, argumenta.
 
A CNM encaminhou, dia 14 de janeiro, ofício ao Ministério da Educação (MEC). O documento solicita esclarecimentos sobre o restante da complementação da União ao Fundeb e os recursos oriundos do governo federal para o pagamento do piso em 2010. Até o momento a entidade não obteve respostas.

Regularização do CRP preocupa prefeito de Município Matogrossense

A obtenção e regularização do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) preocupa gestores municipais de todo País. Um destes, o prefeito de São José dos Quatro Marcos (MT), João Roberto, visitou a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 19 de janeiro, para esclarecer dúvidas referentes ao documento.

Ziulkoski: Municípios podem precisar de apoio financeiro com novo mínimo

O aumento do salário mínimo trará impacto nas finanças municipais. Em entrevista ao Portal R7, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fez a afirmação. Ele disse que dos 5.563 Municípios brasileiros, em que mais de 1,7 milhão de servidores recebem até um salário mínimo e meio, a conta com a folha de pagamento vai ficar mais cara.

Prefeitura potiguar resolve problema de abastecimento de água e do lixo

A comunidade de Laranjeiras do Abdias localizada no Município de São José de Mipibu (RN) sofria com a falta de água e de lugar para acomodar o lixo da região. Para tentar resolver o problema, o prefeito Arízio Fernandes providenciou uma máquina centrífuga, que vai aumentar a pressão da água, possibilitando que as casas sejam abastecidas em menor tempo. “Determinamos que as redes ficassem abertas simultaneamente, com a nova máquina pode ser que o problema seja resolvido, isso porque a comunidade possui uma geografia diferente, dificultando o sistema de água”, explica Arízio.

Enchentes: entidades internacionais enviam condolências ao Brasil

Como um dos principais representantes dos Municípios brasileiros no cenário estrangeiro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, tem recebido algumas manifestações de apoio de entidades internacionais. Elas se mostram solidárias aos desastres naturais que atingiram o Brasil e, principalmente, a região Serrana no Rio de Janeiro.

Mangaratiba (RJ) terá nova eleição para prefeito

No dia 6 de fevereiro a população de Mangaratiba volta às urnas para eleger novo prefeito. Os 25.700 eleitores do Município, localizado no litoral sul fluminense, vão escolher, entre três candidatos, o representante que irá exercer mandato até 2012.

Prefeituras lançam sites oficiais na rede mundial de computadores

Doze Municípios brasileiros lançaram sites oficiais na rede mundial de computadores em dezembro de 2010. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio do Portal Municipal, disponibilizou as estas prefeituras a possibilidade de obter páginas on-line e nelas os gestores poderão publicar, por exemplo, as finanças municipais e informações de interesse da população local.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FADIRE USA NOTA DO ENEM 2010 NO SEU PROCESSO SELETIVO

A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FAFIRE usará a nota do ENEM 2010 no seu processo seletivo deste primeiro semestre. Além do ENEM, a FADIRE continua com as inscrições abertas para o seu vestibular agendado até o dia 3 de fevereiro e os candidatos podem fazer as provas até o dia 5; nesta modalidade o candidato escolhe o dia e o horário mais apropriado para realizar sua prova. 
A seleção dos novos alunos da Fadire termina no próximo dia 5 de fevereiro com a segunda etapa do vestibular tradicional da Instituição – que acontecerá no campus da Faculdade das 08:00 às 12:00. Os alunos aprovados já iniciam as aulas na segunda-feira (7), junto com os demais e devem se dirigir à Secretaria, munidos da documentação, e proceder a matrícula  no mesmo dia.
A Comissão de Vestibular realizará um mutirão para a correção das provas logo após o término  do exame e promete divulgar o resultado ainda na noite do sábado. A listagem com os aprovados será divulgada no site da Faculdade – www.fadire.edu.br  e afixada na portaria do prédio nas primeiras horas do domingo dia 6, onde poderá ser consultada pelos candidatos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FADIRE ENCERRA SEU PROCESSO SELETIVO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011
Por. Assessoria de imprensa


A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE está finalizando seu processo seletivo para o primeiro semestre de 2011. Após apresentar um recorde no número de inscritos, a Faculdade esta convocando seus novos alunos para efetivarem suas matrículas nos cursos em que se inscreveram.  As matrículas iniciaram no mês de dezembro e vão até o próximo dia 31 de janeiro, com um prazo especial para os alunos que fizerem a última etapa do vestibular para este semestre, que ocorrerá no dia 5 de fevereiro.
O vestibular agendado da Fadire se consolidou como um sucesso entre os candidatos e terá suas inscrições prorrogadas até o dia 3 de fevereiro com provas agendadas até o dia 5. Esta modalidade de vestibular trouxe mais comodidade ao candidato, permitindo que ele escolha o dia e a hora que deseja participar do processo seletivo.
As aulas estão previstas para iniciarem no próximo dia 1° de fevereiro – para alunos novatos – e no dia 2 de fevereiro terá início o INTERBUSINESS - Fórum Regional de Gestão e Negócio: uma semana de palestras e cursos com a finalidade de integrar os cursos da Instituição e ambientar os novos alunos.  Os cursos são gratuitos e também serão abertos ao público interessados. Serão palestras sobre desenvolvimento da Região e minicursos nas áreas de administração, Contábeis e Moda.
A FADIRE também está ampliando seu processo seletivo para este semestre e convocando profissionais portadores de diploma para iniciarem uma segunda graduação, além de usar a nota do ENEM /2011 para ingresso em um dos seus três cursos: Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Design de Moda. A data para os alunos nestas situações é a mesma para os vestibulandos e os candidatos podem procurar a Secretaria da Instituição. 
Mais informação: 3731 0300 – 3731 6181 ou pelo contato fadire@fadire.edu.br.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas