A chuva que atingiu Pernambuco entre a última semana de abril e o início de maio causou grandes estragos no estado. Nove Municípios do estado decretaram Estado de Calamidade Pública (ECP) nos últimos dias, e outros 26 assinaram o decreto de Situação de Emergência (SE). Ao todo, foram 55 Municípios atingidos pelos fenômenos, independente dos decretos. As informações são da Coordenadoria de Defesa Civil pernambucana (Codecipe).
De acordo com a entidade, os temporais causaram a morte de três pessoas e deixaram mais de 15 mil famílias desabrigadas ou desalojadas. O governo do Estado teria ajudado a montar abrigos que acomodaram 4,9 famílias, mas ainda não foi o suficiente.
Os nove Municípios em Estado de Calamidade Pública – quando os danos causados no Município são tão grandes que só podem ser superados com o auxílio de governos e órgãos externos – são: Água Preta, Barreiros, Catende, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera e Xexéu.
O prefeito de Catende (PE), Otacílio Cordeiro, disse que foi pego de surpresa. “A chuva chegou de repente e não parou mais. Foi um estrago muito grande, cerca de duas mil pessoas perderam suas casas”, lamenta Cordeiro, que administra o Município de aproximadamente 30 mil habitantes.
A poucos quilômetros de Catende, no Município de Palmares, a situação não é diferente. Houve muita destruição e milhares de famílias ficaram desabrigadas. “Foram 845 pessoas desalojadas e quase sete mil desabrigadas. Houve muito deslizamento de terra, e algumas áreas ainda correm perigo, apesar de a chuva ter dado uma trégua agora”, esclarece o coordenador de Defesa Civil do Município, Amauri de Oliveira. Em Palmares, a chuva causou a morte de uma pessoa por afogamento.
Situação de Emergência
Em proporções de estragos menores, outros 26 Municípios decretaram Situação de Emergência – quando a administração local tem condições de resolver os problemas, que podem ser superados sem a necessidade de auxílio externo.
Veja aqui a lista completa de Municípios em ECP e SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.