Diante do mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todo profissional precisa estar preparado para os desafios constantes e com respostas rápidas às necessidades das organizações. A saída, então, são as longas horas de estudo, que podem tanto ampliar o conhecimento quanto render um bom emprego.
No Polo de Confecções do Agreste pernambucano, a busca por profissionais qualificados para atender à demanda desponta como um dos principais desafios do setor.
“Só em Santa Cruz do Capibaribe, nós oferecemos diariamente mais de 100 vagas para a área da confecção. A demanda é crescente, já que praticamente toda semana surge um novo empreendimento. Mas, na hora de preencher essas oportunidades, o trabalho é árduo”, lamentou a gerente da Agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe, Iremaya Chagas.
Explicar essa expressiva oferta de emprego na cidade é muito simples. É que, segundo a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), depois que pegam experiência trabalhando para terceiros, muitos decidem abrir o próprio negócio, gerando novas vagas.
“É uma verdadeira cadeia produtiva. O colaborador de hoje pode e geralmente é o empreendedor de amanhã. Primeiro ele aprende as técnicas de produção e comercialização e depois decide montar a sua marca”, explicou o presidente da Ascap, Aroldo Ferreira.
Contribuindo com o desenvolvimento do setor e pressionado por ele, surgiram então os cursos técnicos e superiores com ênfase em moda. Uma realidade que era apenas nas grandes cidades e capitais do País e que agora pode ser vista no interior de Pernambuco.
“As empresas entenderam a necessidade de ter em sua equipe profissionais qualificados para oferecer produtos diferenciados e com qualidade. Sejam estilistas, consultores, coordenadores de produção, todos devem entender o processo para que o negócio dê certo”, lembra a consultora e professora de design de moda do Senai/Caruaru, Daniela Vasconcelos.
Um exemplo dessa mudança de realidade no Agreste é o estudante Sullivan Oscar, de 22 anos, que saiu do Recife, capital pernambucana, para estudar design de moda em Caruaru.
“Comecei a desenhar roupas quando ainda era criança. Aos 18, decidi que era moda o que eu queria para minha vida. E depois que eu soube que o Senai/Caruaru oferecia capacitação gratuita nessa área, não pensei duas vezes. Primeiro, eu viajava todos os dias, quatro horas de estrada. Agora estou mudando de vez para o interior”, diz.
Além dos técnicos, os cursos superiores também são uma forte promessa para o setor. A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire), por exemplo, foi a primeira do interior a formar profissionais para o Polo de Confecções.
“O tempo pede mudança, pede um posicionamento melhor. O mercado exige um novo posicionamento voltado para qualificação”, disse a coordenadora e professora do curso de design de moda da Fadire, Rosimere Ortega.
Em Surubim, o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Pernambuco (Sindivest/PE), Adenilzo Vasconcelos, é categórico quando questionado sobre a importância da qualificação do setor.
Em Surubim, o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Pernambuco (Sindivest/PE), Adenilzo Vasconcelos, é categórico quando questionado sobre a importância da qualificação do setor.
“A educação é um elemento essencial e reflete exatamente numa maior possibilidade de inovação do sistema produtivo. Além de formar mão de obra qualificada, essas instituições capacitam profissionais para diversas áreas do setor. Isso garante ao mercado se concentrar em pesquisas para o surgimento de novos produtos e processos”, explica.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Campus Agreste
Design
Administração
Economia
BR-104, km 59, s/n
Nova Caruaru | Caruaru
Informações: (81) 2126.7773
Universidade de Pernambuco (UPE) |
Campus Caruaru
Administração (com ênfase em marketing de moda)
BR- 104, km 62, 62000 | Nova Caruaru
Informações: (81) 3719.9454
FADIRE
Administração
Ciências contábeis
Design de moda
MBA em Gestão Empresarial
Rua Professora Ivani Batista da Silva, 29
Nova Santa Cruz | Santa Cruz do Capibaribe
Informações: (81) 3731.0300
Nova Santa Cruz | Santa Cruz do Capibaribe
Informações: (81) 3731.0300
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.