O enterro do ex-deputado José Mendonça será realizado às 10h desta terça-feira (26) no cemitério de Belo Jardim, cidade onde ele nasceu. Após ser velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o corpo dele seguiu para na quadra do Colégio Diocesano desse município do Agreste pernambucano, onde o velório continua sendo realizado.
José Mendonça morreu de infecção generalizada no último domingo (24), aos 75 anos. Ele, que era pai do ex-governador Mendonça Filho e foi deputado federal por oito mandatos consecutivos, passou 22 dias internados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após uma cirurgia para retirar um tumor no intestino.
O velório na Alepe contou com a presença de parentes, amigos e políticos de vários partidos. O deputado federal Augusto Coutinho, que é genro de José Mendonça, destacou o exemplo que o sogro representou para ele.
“Ele não era só o meu orientador político, ele foi um segundo pai que Deus me deu. Era uma pessoa maravilhosa e um grande paizão e que a gente tem um amor por ele muito grande e que nunca vai acabar”, afirma Coutinho.
José Mendonça começou na vida pública em 1966, como deputado estadual. Nesses quase 50 anos na política, ganhou muitos aliados e conquistou o respeito dos adversários. Também conhecido como Mendonção, foi deputado estadual e federal.
O governador Eduardo Campos destacou que as divergências políticas nunca impediram um bom relacionamento com José Mendonça. “Ele teve uma relação de fraternidade com o meu avô e que eu herdei. Queremos prestar a nossa solidariedade à família e uma homenagem a uma vida públcia dedicada ao nosso estado por mais de 40 anos”, diz Campos.
Entre os aliados políticos, estiveram na Alepe os ex-governadores Joaquim Francisco, Gustavo Krause, Roberto Magalhães e o agora senador Jarbas Vasconcelos. Todos destacaram a coerência política de Mendonção. “Ele ocupava um espaço muito grande em cada um dos filhos, dos netos e dos genros e das noras. Ele foi exemplo de chefe de família. Sempre o estimei e o admirei”, afirma Jarbas.
Os deputados federais Ronaldo Caiado e Antônio Carlos Magalhães Neto também vieram ao Recife para prestar solidariedade à família de José Mendonça. “Todos nós estamos imutados e prestamos solidariedade à sua família, exatamente pela importância que Mendonção teve para o Parlamento brasileiro”, diz ACM Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.