Mais de cento e cinquenta Municípios mineiros decretaram Situação de Emergência por causa da chuva. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira, 4 de abril, além das 13 mortes provocadas por soterramento ou enxurradas e das cinco pessoas atingidas por raios, existem 38.276 pessoas desalojados e 4.668 desabrigados. Também há registros de 8.705 casas danificadas e destruídas.
Pirapora e Manga foram os dois últimos Municípios a declaração situação de emergência, conforme informações da Defesa Civil. Em contanto com a Agência de Noticias CNM, o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, disse: “a situação foi feia, mas ao receber o alertas da companhia de energia elétrica conseguimos retirar os moradores da região de risco, o que amenizou os efeitos na comunidade”.
De acordo com Braga, centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas e estão em casas de parentes. Ele esclareceu que o rio transbordou invadiu a ilha assentada e alagou casas e plantações nas comunidades da Ilha do Coqueiro, Marambaia e Pimenta.
A Situação enfrentada por Pirapora não é específica, milhares de outros Municípios estão no mesmo processo de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Esse importante debate deve ser uma das pautas da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada para os dias 10, 11 e 12 de maio em Brasília.
Sobre a necessidade de debater o assunto em nível nacional, o prefeito Braga afirma: “é importante promover este debate, por que todas as vezes que os Municípios são atingidos por catástrofes o governo estadual e federal anuncia liberação de verbas. Recursos que não são suficientes e ainda passam por uma demora burocrática para liberação”.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, convida a todos os gestores municipais que estão passando por este tipo de transtorno para não deixar de participar da Marcha. Também que confirmem a participação pelo site www.marcha.cnm.org.brhttp://www.marcha.cnm.org.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.