Em 2008, a economia de três em cada dez Municípios dependia da Administração Pública. Essa constatação é da pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios 2008, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, em 1.832 Municípios mais de um terço da economia gira em torno do setor público. Nas regiões Norte e Nordeste é onde se concentram o maior número de Municípios com essa característica.
Os Municípios de Poço Dantas (PB), Areia de Baraúnas (PB), Santarém (PB), Uiramutã (RR) e Santo Antônio dos Milagres (PI) registram a maior participação do setor público na economia local. Em 2008 representaram mais de 70 % da movimentação da economia.
De acordo com a pesquisa, em todos os Municípios de Roraima, em 2008, o setor público era responsável por 38,8 % da geração de renda. Já no Amapá, com exceção de Serra do Navio, a administração pública representa mais de 40 % da economia.
Entre as capitais, Brasília fica em primeiro lugar com 47,3%, seguido do Amapá (PA), com 40,3% na geração de receita com proveniente do setor público. Por outro lado, em Vitória (ES) e São Paulo (SP), a máquina pública representa apenas 4,1 e 6,0%, respectivamente, dos rendiment
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.