Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Municípios baianos terão nove Usinas Eólicas na região do semi-árido

Alguns Municípios do semi-árido baiano – Igaporã, Guanambi e Caetité - que sofrem com a seca e, por consequência, com a falta de energia serão palco da construção de nove usinas eólicas em 2011. Em fase de construção, essas usinas com uma nova fonte de energia - o vento - devem gerar 2.970 empregos diretos e indiretos nestes Municípios.

Segundo o Governo Federal, o setor tem potencial para crescer e os projetos contribuirão também para a redução das emissões de gases do efeito estufa, resultando na geração de créditos de carbono. 
Projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontam que a capacidade instalada das usinas movidas por ventos vai passar dos 930 MW que são produzidos atualmente e crescerá 320% ao longo desta década. A EPE ainda afirma que quando chove menos no período seco, nos reservatórios, é o período em que existe sazonalmente maior vento no Brasil. Então, é possível compensar a falta de geração hidráulica com geração eólica. 

A ideia é que as termelétricas movidas a gás, óleo ou carvão cedam cada vez mais espaço às eólicas e outras fontes renováveis, bem menos poluentes e que já têm custos competitivos. As termelétricas são usadas para poupar os níveis dos reservatórios de hidrelétricas em épocas de pouca chuva. A expansão das eólicas, pelo menos nos próximos três anos, é garantida pela venda de projetos nos leilões voltados para o segmento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas