Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Municípios gaúchos e sergipanos sofrem com a estiagem

A estiagem levou os Municípios gaúchos de Candiota, Pedras Altas e Herval e 11 Municípios do Estado de Sergipe - a decretarem estado de emergência. Os problemas com a seca atingem os moradores dessas regiões e prejudicam a produção agrícola.  Os gestores municipais estão preocupados e, em muitos locais, falta água para atender à população.
De acordo com a Defesa Civil de Sergipe, no Estado mais 75 mil pessoas já foram afetadas com a falta de chuva. Os Municípios sergipanos que decretaram estado de emergência são: Gararu, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Porto da Folha, Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Aparecida e Poço Verde.

Bagé pode ser próximo Município do Rio Grande do Sul a decretar em estado de emergência. As três barragens que abastecem o Município estão abaixo do nível normal. Os moradores já passam por racionamento de água de 12 horas. Segundo a assessoria de imprensa, Bagé foi dividida em dois setores. Em um setor, o abastecimento é feito das 3 h às 15 h e no segundo, das 15 h às 3 h. 

Produção agrícola A estiagem atinge também a produção agrícola dos Municípios. De acordo com Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pedras Altas (RS), a seca deixou os pastos secos e levou os animais ao emagrecimento. Em Candiota (RS), segundo a Secretaria de Agricultura, a produção de leite e sementes já está reduzida.

Em entrevista à Agência de Notícias CNM, o prefeito de Porto da Folha (SE), Manoel Gomes de Freitas diz que a seca, além de atingir a população, traz prejuízos para pecuária. “A água que mata a sede dos gados é trazida por carros pipas, com auxílio da Defesa Civil do Estado. Nosso Município está nessa situação desde outubro de 2010,” lamenta o prefeito.

DificuldadesEm 2010, de acordo com levantamento da Defesa Civil Nacional, 1916 Municípios do País decretaram situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Comparado com os casos de 2009, em 2010 houve aumento de mais de 800 Municípios a entrarem nessa situação necessitaram do auxílio da Defesa Civil.

Ainda de acordo com Defesa Civil, 2010 é um dos períodos em que mais se registram Municípios vítimas de desastres naturais. Lideram o ranking do ano passado: Rio Grande do Sul com 346 Municípios, Santa Catarina, 266, Bahia, 189, Minas Gerais, 146 e Piauí, 124.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas