Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Municípios reforçam ações contra a dengue e continuam em alerta

Municípios do Brasil estão em alerta depois que o primeiro caso de Dengue quatro foi confirmado em Manaus. Mais de 120 Municípios estão em alerta e duas capitais correm o risco de ter um surto: Rio Branco e Porto Velho, segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em novembro de 2010. No ano passado ocorreram 94 óbitos confirmados pela doença, o que deixa as prefeituras em estado de alerta.

Em entrevista à Agência CNM, o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Aguiar Souto, acredita que o acompanhamento da dengue deve ser constante, ainda mais nesta época de chuvas na região, que facilita a reprodução do mosquito. “Vamos continuar com os alertas e com as campanhas educativas, acompanhando de perto se mais casos ocorrerem, e sempre contando com o apoio da população”, argumenta o prefeito que demonstra preocupação com o aumento de casos na região.
É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.

A dengue tipo quatro apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

Combate A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a importância do fortalecimento das campanhas em combate à dengue, estimulando a participação da população no controle do mosquito no uso das medidas de prevenção. As altas temperaturas e as chuvas de verão preocupam as autoridades de Saúde. O medo é de uma epidemia de dengue.

A prefeitura de Sapucaí do Sul (RS) conta com um plano para enfrentar a doença. Várias ações serão tomadas, entre elas capacitar mais agentes de saúde, enfermeiros e médicos, visita à pontos estratégicos da cidade, como cemitérios, borracharias e floriculturas, onde existe forte ocorrência de água parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas