Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Brasil ainda ocupa posições finais em ranking internacional de Educação

O Brasil melhorou sua avaliação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) nos últimos dez anos, mas ainda figura entre os últimos colocados – 53ª posição - do ranking entre os 65 países que fizeram o exame no ano passado. Os alunos brasileiros ficaram em 57º em Matemática e em 53º em Ciências e Português.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a estarem atentos aos dados para entender quais são as deficiências dos alunos e discutir estratégias para buscar avanços.

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No topo do ranking ficou a província de Shangai, que é autônoma e participa do Pisa de forma independente. Depois, vêm Hong Kong, Finlândia, Cingapura e Japão.
Os países-membros da OCDE atingiram, em média, 496 pontos – 95 a mais do que o
Brasil. Em último lugar ficaram a Albânia, Catar, Panamá, Peru e Quirziquistão. Segundo o Ministério da Educação, em 2000, os alunos brasileiros tinham o pior desempenho em todas as disciplinas.

Entre os países da América Latina e do Caribe, em 2009, a média do Brasil ficou atrás de países como Chile, Uruguai e México. Mas o país superou a Argentina, Colômbia e Peru. O ranking é divulgado a cada três anos. Em 2009, avaliou 470 mil estudantes – 20 mil eram brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas