O decreto de regulamentação da lei que define a política nacional do setor turístico – Lei 11.771/2010 – foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 3 de dezembro. Na forma decreto 7.381/2010, o texto dispõe sobre a Política Nacional de Turismo (PNT), o Sistema Nacional de Turismo, o Comitê Interministerial de Facilitação Turística, o Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e os Prestadores de Serviços Turísticos. Todos instituídos pela lei sancionada em 2008.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que foi uma das representantes da gestão municipal nos debates que levou ao texto final, participou efetivamente da elaboração do decreto.
Em relação ao PNT, o decreto estabelece a seguinte orientação: a consolidação do desenvolvimento do turismo no País, por meio de diretrizes, metas, macroprogramas e programas. Este Plano será revisto a cada quatro anos, ou quando necessário, em consonância com os dispositivos da lei de diretrizes orçamentárias, da lei orçamentária anual e das leis que as modifiquem, em conformidade com as diretrizes estabelecidas no plano plurianual.
Já sobre o Sistema Nacional de Turismo, o decreto estabele que seja instituido em caráter permanente para viabilizar a realização de processo de gestão descentralizada e articulada do turismo em todo o País. Ele deve envolver as três instâncias de governo e as instâncias de representação da sociedade civil relacionadas ao setor em âmbito nacional, macrorregional, estadual, regional e municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.