Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti 2010 (LIRAa) apresenta 15 Municípios com risco de surto da doença. O estudo, divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, 11 de novembro, revela que outros 123 Municípios estão em situação de alerta e 162 apresentam índices satisfatórios. Na ocasião, o ministério lançou a Campanha Nacional de Combate à Doença, que tem enfoque na gravidade da dengue e na necessidade de envolvimento rotineiro de governos e da população, no combate ao Aedes aegypti.
No índice do LIRAa, números superiores a 4% já são considerados pelo ministério como situação de alto risco. Entre os 15 Municípios em risco de surto, 11 estão no Nordeste. Afogados da Ingazeira (PE) é o que apresenta o índice mais alto do levantamento, 11,7%. Outros três Municípios de risco estão na Região Norte e apenas um, Caetanópolis (MG), na Sudeste – com 4%.
Entre os Municípios com índices satisfatórios está a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Para esta colocação, o ministério classifica índices inferiores a 1%.
Quatrocentos e vinte e cinco Municípios estavam programados para participar do LIRAa, mas a análise foi feita com base em 300 Municípios que enviaram os dados ao ministério. O estudo ainda está em andamento nas demais localidades.
Dos 123 Municípios em alerta, 11 são capitais. Salvador (BA), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) foram as que apresentaram os maiores índices, entre 2,4 e 3,5%.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a importância do fortalecimento das campanhas em combate à dengue, estimulando a participação da população no controle do mosquito no uso das medidas de prevenção.
Veja aqui a lista dos 15 Municípios com risco de surto de dengue e das 11 capitais em alerta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.