Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Novo LIRAa apresenta 15 Municípios com risco de surto de Dengue

Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti 2010 (LIRAa) apresenta 15 Municípios com risco de surto da doença. O estudo, divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, 11 de novembro, revela que outros 123 Municípios estão em situação de alerta e 162 apresentam índices satisfatórios. Na ocasião, o ministério lançou a Campanha Nacional de Combate à Doença, que tem enfoque na gravidade da dengue e na necessidade de envolvimento rotineiro de governos e da população, no combate ao Aedes aegypti.

No índice do LIRAa, números superiores a 4% já são considerados pelo ministério como situação de alto risco. Entre os 15 Municípios em risco de surto, 11 estão no Nordeste. Afogados da Ingazeira (PE) é o que apresenta o índice mais alto do levantamento, 11,7%. Outros três Municípios de risco estão na Região Norte e apenas um, Caetanópolis (MG), na Sudeste – com 4%.

Entre os Municípios com índices satisfatórios está a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Para esta colocação, o ministério classifica índices inferiores a 1%.

Quatrocentos e vinte e cinco Municípios estavam programados para participar do LIRAa, mas a análise foi feita com base em 300 Municípios que enviaram os dados ao ministério. O estudo ainda está em andamento nas demais localidades.

Dos 123 Municípios em alerta, 11 são capitais. Salvador (BA), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) foram as que apresentaram os maiores índices, entre 2,4 e 3,5%.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a importância do fortalecimento das campanhas em combate à dengue, estimulando a participação da população no controle do mosquito no uso das medidas de prevenção.

Veja aqui a lista dos 15 Municípios com risco de surto de dengue e das 11 capitais em alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas