Páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Experiências internacionais aprimoram relação entre os Municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) valoriza experiências internacionais e acredita que elas podem melhorar a relação entre as prefeituras. Em novembro do ano passado, por exemplo, o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, participou do Terceiro Congresso Mundial de Municípios, no México, e esteve ao lado de lideranças mundiais municipalistas. Em 2011, a meta da CNM é continuar buscando outras parcerias internacionais.
 
Ziulkoski é o único representante brasileiro no Comitê de Autoridades Locais das Nações Unidas (Unacla), o mais importante ponto de interação da Organização das Nações Unidas (ONU) com o poder local mundial. Durante a reunião do Comitê, o ponto mais importante da missão brasileira no México, ele defendeu uma maior participação das associações municipais no movimento internacional.
 
“Precisamos garantir que todos possam trabalhar em rede para termos um funcionamento em conjunto. A experiência do Brasil é muito particular e precisa ser considerada pelas Nações Unidas. Os presidentes das associações são eleitos por voto direto dos prefeitos, para que os representem. Essa é a forma mais legítima e democrática que existe. Esse processo precisa ser reconhecido e respeitado”, afirmou Ziulkoski.
 
O dirigente da CNM recebeu o apoio de vários conselheiros, que debatem a possibilidade de ampliar a quantidade de membros no quadro do Comitê – atualmente são 13 indicados pela CGLU. A representatividade da CNM já está garantida, pois ficou acertada a manutenção da entidade como membro efetivo do Comitê da Unacla.  
 
A expectativa é que o Comitê comece a apoiar e opinar, com pareceres consultivos, a respeito de temas específicos, além de disciplinar a adoção de recursos e investimentos da ONU e seus programas e o de suas agências. A ideia é que os programas que precisam de informações sobre os Municípios possam consultá-las por meio do Comitê, que estará atento às demandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas