Páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Municípios de 16 Estados têm risco muito alto da epidemia de dengue

O novo mapa da dengue do Ministério da Saúde revela os 16 Estados do País que têm risco muito alto de epidemia. As informações são do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O estudo indica também o nível de alerta para os outros Estados, denominados como risco baixo, moderado, alto e ainda áreas com risco de transmissão focalizada.
 
Os Estados com risco muito alto de proliferação da doença são: Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
 
Para prevenir o aumento do número de pessoas afetadas pela epidemia, o governo quer estimular os Estados e Municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue, além de reforçar a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde.
 
Em 70 Municípios do País as ações contra a dengue, nesse momento, são consideradas prioritárias. Esses Municípios terão monitoramento diário dos óbitos causados pela doença e levantamento semanal dos novos casos. As ações serão realizadas pelo governo em parceria com as secretarias de Saúde dos Estados e dos Municípios.
 
Risco DengueA radiografia da dengue foi traçada com base na ferramenta Risco Dengue, lançado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2010. Esse instrumento levou em consideração os critérios de Saúde, Meio Ambiente e demografia para elaboração do novo mapa.
 
Na saúde foram identificadas: a incidência atual de casos; incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo Aedes aegypti e sorotipos em circulação. A cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo, e a densidade populacional dos Municípios também foram levadas em consideração para formulação dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas