Páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Soja: cultivadores do Cerrado poderão colher duas vezes ao ano

Os Municípios do Cerrado que abrigam fazendas cultivadoras de soja podem incentivar os agricultores a buscar informações sobre a possibilidade de obter duas colheitas no mesmo ano. Uma pesquisa, conduzida por duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostrou uma variedade precoce adaptada às condições da região que permitirá um ciclo cerca de 30% menor que o das variedades atuais da planta, de 90 a 100 dias.

A pesquisa ainda está em fase final de seleção das variedades, mas as sementes devem estar disponíveis para o mercado em dois anos. De acordo com os pesquisadores, entre as vantagens do encurtamento do ciclo estão: a possibilidade de o produtor ter no mesmo ano agrícola duas culturas no campo e a menor ocorrência de insetos e fungos. Também a planta fica menos exposta, o que acaba impactando no custo final da produção, pois se gasta menos com fungicidas.

Outras vantagens destacadas pelos pesquisadores foram a otimização do uso de máquinas e equipamentos agrícolas, mão-de-obra e do próprio solo e a possibilidade de colher numa época diferenciada, o que permitirá conseguir melhores preços, já que o produto estará mais valorizado no mercado.

Agronegócio A soja é o maior produto do agronegócio brasileiro e mais de 60% do que é produzido no país é plantado no Cerrado, conforme informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No ano agrícola 2009-2010 os agricultores colheram 67 milhões de toneladas do grão, o que representou uma safra recorde.

Fazem parte do Cerrado Municípios da Bahia, de Goiás, de Minas Gerais, do Maranhão, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, do Piauí, de Tocantins e o Distrito Federal.

Agência CNM, com Informações da Embrapa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas