Páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Previsão meteorológica deve antecipar fenômenos e evitar catástrofes

Desenvolver um programa de previsão meteorológica para se antecipar aos fenômenos e ajudar na prevenção de catástrofes naturais é uma das metas do governo. Nos últimos anos, a população brasileira tem sofrido com os impactos dos fenômenos naturais e, de acordo como o acompanhamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os mais frequentes são: alagamentos, enchentes, enxurradas, desmoronamentos, estiagens e queimadas.

A viabilização de um grande programa de previsão de catástrofes naturais – para melhorar a previsão do tempo e monitorar as mudanças climáticas no País – está mais próxima. Com a aquisição de um supercomputador para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que já está em funcionamento, a capacidade de se antecipar aos fenômenos ficou maior.

O novo equipamento, batizado de Tupã e instalado em Cachoeira Paulista, é capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo. Por meio dele, acredita o governo, será possível o georreferenciamento de áreas de risco e uma previsão meteorológica que tenha maior capacidade de se antecipar aos fenômenos e prevenir os desastres naturais com apoio da Defesa Civil e das Forças Armadas.

Áreas de risco De acordo com informações do Ministério de Ciência e Tecnologia, mais de 60% dos desastres naturais hoje são enchentes e desmoronamentos de encostas. A estimativa é de aproximadamente 500 áreas de risco e mais ou menos cinco milhões de pessoas em regiões expostas.
Para a CNM, a informação é muito importante, pois só em 2010 os levantamentos da Confederação mostraram centenas de Municípios com problemas causados por fenômenos naturais. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, sempre alertou para a necessidade de se criar um sistema que possibilite identificar e alertar as regiões das possíveis catástrofes ambientais, além de mapear as localidades de risco e orientar os Municípios em relação a eles.

ReivindicaçãoA preocupação da CNM em relação aos desastres naturais foi levada a presidente da República, Dilma Rousseff, quando ainda pré-candidata à presidência, durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.  Também em 2009, a CNN se reuniu com centenas de prefeitos em Manaus durante a Cúpula Amazônica de Governo Locais, em que foi debatido as mudanças climáticas e o impacto delas nos Municípios.

Agência CNM, com informações do Estado de S.Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas