Com 56,77% dos votos, a população do Acre escolheu pela alteração do fuso horário do Estado. Os eleitores querem que o Estado volte ao antigo fuso - de duas horas de diferença ao horário oficial de Brasília. O referendo ocorreu no domingo, 31 de outubro, junto com as eleições para presidente da República.
Os eleitores tiveram de responder a seguinte pergunta: “Você é a favor da recente alteração de horário legal promovida no seu Estado?”. Em abril de 2008, o Congresso Nacional aprovou um Projeto de Lei, do Senador Tião Viana que alterou o fuso horário do Acre de duas para uma hora a menos do horário da capital federal.
No horário de verão, o Acre terá três horas de diferença em relação ao horário de Brasília. Mas a mudança depende do Congresso Nacional. Primeiro é necessário que o Senado ou a Câmara elabore um projeto de lei alterando o fuso e os parlamentares a aprovem.
Com os números oficiais do referendo contabilizados, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deverá informar nos próximos dias, o resultado da consulta popular ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E caberá ao TSE solicitar ao Congresso Nacional a elaboração da lei.]
Agência CNM com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.