A Confederação Nacional de Municípios (CNM) conhece as ferramentas que podem modernizar e organizar a Gestão Pública. Tema pouco conhecido entre os gestores municipais, o governo eletrônico é um destes mecanismos capazes de proporcionar uma gestão mais eficiente, que atenda melhor aos cidadãos, com prestação de serviços de qualidade, cada vez mais transparentes.
Antes de descrever os benefícios da implantação do governo eletrônico, é preciso defini-lo. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explica que a utilização maciça de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) - com enfoque à participação dos cidadãos - caracterizam a prática. Ele destaca que a ferramenta pode auxiliar e apoiar os gestores na transformação do atual modelo de Gestão Municipal.
Benefícios não faltam. Entre eles, por exemplo, destaque para o aprofundamento da aproximação entre a gestão e os habitantes do Município, a redução de custos, a facilidade da tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas, além de uma gestão transparente e efetiva. “Aliados, todos esses itens podem auxiliar a consolidação de um governo eficaz”, destaca Ziulkoski.
O governo eletrônico pode ser praticado de diversas formas dentro da gestão municipal. Sua implementação pressupõe avaliação, levantamento, diagnósticos e, principalmente, planejamento. “O primeiro passo é a conscientização de que o desenvolvimento dessa estratégia depende mais de questões políticas e administrativas do que de técnicas”, afirma o dirigente da CNM.
O papel do gestor é decisivo para a transformação econômica e institucional do Município. Para consegui-la, é preciso impulsionar o desenvolvimento das TIC’s por meio de investimentos em infraestrutura, além de transparência e controle social. Outro ponto importante é a inclusão digital dos cidadãos. Para Ziulkoski, incentivar a utilização do computador na gestão deve ser uma estratégia do Município.
A CNM e o governo eletrônico
A CNM possui uma área específica para tratar do assunto, o Departamento de Governança Eletrônica. A entidade visa a apoiar e a orientar os Municípios no que diz respeito ao fomento da inclusão digital e do Governo Eletrônico. O departamento se apoia em três pilares: tecnologia da informação, qualificação do gestor municipal e participação do cidadão. Além disso, tem três subdivisões: o Portal Municipal, o CidadeCompras e o SiamWeb.
Todas essas ferramentas estão disponíveis aos Municípios interessados em investir na governança eletrônica. O Portal Municipal oferece duas vantagens. Primeiro, a criação de e-mails institucionais para a prefeitura, garantia de padronização e credibilidade. Segundo, a construção de um site com informações do Município como notícias, datas comemorativas, histórico e galeria de fotos.
CidadeCompras e SiamWeb
O CidadeCompras, amparado na legislação vigente, oferece ao setor público uma solução de compras eletrônicas com economia, agilidade a transparência. O ambiente digital é seguro e possui controle de acesso. A utilização do portal simplifica o processo de aquisição de bens e serviços do setor público, minimiza os custos de manutenção e agiliza o processo de compras.
Mais um mecanismo para contribuir com a modernização da gestão municipal, o SiamWeb, por meio de diagnóstico e planejamento, e auxiliar o gestor público na tomada de decisões de maneira clara e objetiva. Ele foi desenvolvido a partir de softwares livres e sua manutenção não tem custos ao Município. Integra a base de dados da prefeitura e atualiza a administração.
Ziulkoski incentiva os gestores municipais a investirem no governo eletrônico para modernizar e trazer desenvolvimento aos Municípios. Com ações baratas – muitas são oferecidas pela CNM e não representam gastos –, os gestores também podem aproximar os cidadãos dessa tecnologia e tornar a administração mais dinâmica. A equipe da CNM está à disposição para prestar mais informações aos interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.