Ventania (PR) é um dos 329 Municípios que devem perder repasse no Fundo de Repasse dos Municípios (FPM) do próximo ano. O prefeito Ocimar Camargo vai entrar com recurso para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faça uma revisão dos números. Segundo ele, vários moradores trabalham em fazendas e tem suas casas na região que não foram contabilizados.
O coeficiente da cidade era de 0,8% e vai cair para 0,6, uma perda estimada em R$ 127 mil, o que representa metade da folha de pagamento dos funcionários de Saúde. A estimativa de 2009 foi de uma população de mais de 11 mil. “No censo deste ano o total foi reduzido para 9 mil habitantes, o que poderá obrigar a prefeitura a demitir pessoal e suspender projetos”, lamenta.
O prefeito que veio a Brasília para acompanhar a mobilização - O movimento municipalista, o novo governo e novo Congresso, ocorrida nesta quarta-feira, 10 de novembro, aproveitou a oportunidade para saber, junto ao Departamento Jurídico da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a maneira correta de entrar com processo para revisão dos números. Ocimar ainda destaca que a luta da CNM junto ao Governo Federal, tem melhorado muito a situação dos Municípios. “O presidente [da CNM] Paulo Ziulkoski conhece bem todos os assuntos e na condição de ex-prefeito entende às necessidades dos Municípios, só acho que os prefeitos deviam participar mais” sugere.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.