Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seminário de Planejamento do TCE é encerrador com palestra de Gonçalos Pontes

Com uma palestra de Gonçalo Pontes Júnior, intitulada “A atitude é sua, a consequência também”, foi encerrado hoje em Gravatá o VII Seminário de Planejamento do Tribunal de Contas, que teve a participação dos conselheiros Teresa Duere (presidente em exercício), Carlos Porto, Valdecir Pascoal e Marcos Loreto, além de todo o corpo gerencial da Casa.

O seminário foi iniciado na segunda-feira com um diagnóstico sobre o funcionamento do órgão nas áreas de comunicação, auditoria, tecnologia de informação, etc. O índice de participação dos servidores foi bastante satisfatório, com intervenções favoráveis e também de natureza crítica à forma de construção do planejamento estratégico para o exercício de 2011.

Na segunda parte do seminário, os servidores foram divididos em grupos e cada um deles discutiu um tema, envolvendo a construção de indicadores de desempenho e metas a serem alcançadas no próximo ano. O índice de participação também foi muito bom e demonstrou o desejo majoritário da Casa de buscar o aprimoramento do seu trabalho na área do Controle Externo e planejamento.

OBJETIVO - Encerrada esta parte do seminário, iniciou-se imediatamente outra, que consistiu na apresentação para os servidores em geral do que cada um dos grupos discutiu. Assim, cada grupo tomou conhecimento do que foi discutido pelos outros, permitindo que cada servidor deixasse o local com uma visão global do que é o Tribunal de Contas, hoje, e daquilo que ele está planejando para alcançar um dos seus principais objetivos, que é ser reconhecido pela sociedade pernambucana como instrumento de cidadania e de efetivo combate à corrupção.

Cada um dos grupos nomeou um relator, que ficou com a responsabilidade de apresentar para o conjunto as metas estabelecidas para o ano de 2011 em comparação com as de 2010. Essa apresentação entrou pela noite da segunda-feira e foi retomada ontem de manhã.

PESQUISA – Em seguida, houve a apresentação do resultado de uma pesquisa de clima cuja finalidade foi avaliar o grau de satisfação dos servidores com a instituição. Foram feitas diversas perguntas ao servidor, sendo que a média geral de satisfação deles com a Casa atingiu o percentual de 66,71%.

Das áreas que foram avaliadas, a que alcançou o maior percentual de aprovação foi “condição de trabalho”. De acordo com a pesquisa, que seguiu o mesmo modelo adotado pelo Tribunal de Contas da União, 84,41% dos servidores que responderam ao questionário declararam-se satisfeitos com as condições de trabalho oferecidas pelo TCE.

PALESTRA – Após a apresentação dessa pesquisa, Gonçalo Pontes Júnior fez sua palestra. Ele é paraibano de João Pessoa mas está radicado em São Paulo há muitos anos. É graduado em Economia, Direito e Gestão Empresarial e membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/11/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é uma grande contribuição para este BLOG.

CHAT DO BLOG - CONVERSE COM RILDO FEITOSA

TV 24 horas